A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou na tarde desta terça-feira (25) a lista dos 500 estudantes selecionados para a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado que beneficia alunos da rede pública com viagens de intercâmbio a países de língua inglesa. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas. Na região de Sorocaba, são 50 estudantes.
Os novos 500 selecionados se somam aos 500 alunos classificados no ano passado para as primeiras viagens do programa desde o lançamento — 332 deles já estão em solo internacional e os demais devem viajar nos próximos meses. Anualmente, a Educação deve levar 1.000 alunos para estadias de três meses a países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. São 500 a cada semestre. A lista de seleção está publicada no portal do programa, em https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br/.
A proposta da Seduc-SP é levar alunos de todas as regiões do estado para a viagem. Das 645 cidades do estado, em 318 delas há ao menos um aluno que cumpriu todos os requisitos de seleção, incluindo presença no curso preparatório de inglês e nas aulas regulares do Ensino Médio, aprovação na prova de inglês e boas notas no boletim bimestral.
O governador Tarcísio de Freitas ligou para alguns alunos para anunciar a seleção. Entre os adolescentes que receberam a ligação do governador estão estudantes da capital e das cidades de Ipeúna e Brodowski, cidades do interior que terão selecionados de forma inédita nesta segunda etapa do programa.
“Divulgamos os nomes desses 500 estudantes, que totalizam os 1.000 estudantes que viajarão em 2025. Essa é uma alegria muito grande, uma expectativa muito grande e um estímulo para os nossos alunos que viajam no ano que vem”, diz o secretário da Educação do estado de São Paulo, Renato Feder.
Feder destacou ainda o processo de seleção do programa. “O Prontos pro Mundo é uma lei estadual do governador Tarcísio que vai se perenizar, então todos os alunos do 9º ano das escolas estaduais têm que se concentrar no Saresp e depois, na 1ª série do Ensino Médio, estudar inglês para concorrer a uma das vagas do intercâmbio”, explicou o secretário sobre o processo de seleção.
‘Ficarei longe do meu irmão gêmeo pela primeira vez e vou rever um irmão que vi apenas uma vez’
O estudante André Henrique Braga de Souza, de 16 anos, aluno da Escola Estadual João Clímaco de Camargo Pires, em Sorocaba, está entre os selecionados da região para o intercâmbio. Além da ansiedade por viajar de avião pela primeira vez, ele terá duas experiências inéditas: será a primeira vez que ficará longe do irmão gêmeo, João, e, ao mesmo tempo, terá a oportunidade de encontrar um outro irmão, de 32 anos, que, por coincidência, mora na Austrália e ele conheceu apenas no final do ano passado.
“Eu e o João nunca ficamos longe um do outro. Sempre estivemos juntos para tudo. Apesar das brigas normais de irmãos, será estranho e um pouco difícil no começo. Com meu outro irmão vai ser muito emocionante. A gente começou a conversar há pouco tempo, e agora finalmente vamos poder nos conhecer de verdade”, confessa André.
A diretora da escola, professora Marli Ferreira Carvalho, acompanha a trajetória do estudante desde os seis anos e destaca suas qualidades. “O André sempre foi um aluno exemplar, muito concentrado, quieto, mas sempre acolhedor com os colegas. Ele tem um relacionamento excelente com professores e estudantes”, relata.
O jovem mora com a mãe, o irmão gêmeo João e uma irmã caçula de 12 anos de idade. Para ele, o curso de inglês do programa foi essencial para seu desenvolvimento. “Eu tinha muita dificuldade em conversar em inglês, mas agora me sinto mais confiante. A didática do curso foi muito boa e também uso a plataforma Speak, que me ajudou bastante”, explica.
Agora, ele se prepara para embarcar nessa nova jornada e admite estar apreensivo com sua primeira viagem de avião. “Nunca viajei de avião antes, estou com um pouco de medo, mas sei que vai ser uma experiência inesquecível”, conclui o estudante.