quinta-feira, 03/11/2011

Proposta de novo modelo de Ensino Médio torna aprendizado mais atraente para estudantes

Iniciativa que prevê período integral de estudos e disciplinas eletivas foi bem recebida por diretores de escolas selecionadas para implantar programa já no primeiro semestre de 2012

Dezesseis escolas já aderiram à iniciativa que prevê a criação de escolas de Ensino Médio em tempo integral. A ação, que faz parte do programa Educação — Compromisso de São Paulo, ampliará a jornada de seis para oito horas diárias, além de propor mudanças na grande curricular.

Na região Centro Oeste da capital, que abrange bairros como Móoca, Rio Pequeno, Butantã e Vila Mariana, duas escolas aderiram ao programa: E.E. Alexandre Von Humboldt e E.E. Antônio Alves Cruz. A proposta, além de ter sido bem recebida pela comunidade escolar, animou a equipe da Diretoria de Ensino. Para a dirigente da região, Rosangela Aparecida de Almeida Valim Gonçalves, a iniciativa dá uma nova cara para o Ensino Médio, tornando o aprendizado mais atraente para o estudante. “O jovem precisa de um projeto de vida e essa escola leva o aluno a refletir sobre isso”, comenta.

Na região de Jundiaí, outras duas escolas também farão parte da iniciativa. “Hoje, os alunos do Ensino Médio não têm tanta perspectiva. Acredito que essa educação integral vá possibilitar que o aluno busque a sua formação de acordo com o que almeja para sua vida”, afirma Eliana Maria Boldrin, dirigente de ensino da região.

A E.E. Antônio Dutra, localizada em Itatiba, é uma das unidades que aderiram ao programa. Na opinião da diretora da escola, Lazara Eliana Assis, a iniciativa coloca o Ensino Médio no caminho certo. “É uma escola ideal, aquilo que nós sempre almejamos”, afirma. Assista aos depoimentos de professores sobre a Escola de Referência:

Primeira etapa

Assim como a escola de Itatiba, as outras 15 unidades que aderiram ao modelo proposta pela Escola de Referência foram selecionadas pela Pasta para iniciar a implantação em 2012. A definição das escolas que receberiam a primeira fase do programa levou em conta uma série de critérios, como oferecer apenas o Ensino Médio e possuir espaço físico adequado para a implantação de instalações específicas do programa, entre outros.

O trabalho que será desenvolvido nessas primeiras unidades servirá de base para a ampliação da iniciativa em todo o Estado. “Esses gestores e professores que optaram pela Escola de Referência serão grandes atores junto conosco para implantar um programa dessa magnitude”, afirma a coordenadora do programa Educação – Compromisso de São Paulo, Valéria de Souza. O programaO programa Ensino Médio de Tempo Integral propõe a consolidação, por adesão, em unidades que oferecem exclusivamente Ensino Médio, de um novo modelo de escola, com disciplinas eletivas, implantação ou reforma de laboratórios, salas temáticas e oferecimento de três refeições por dia. “Nosso objetivo maior com essa iniciativa é a melhoria da qualidade da educação de nossos alunos”, destacou o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald. “Queremos fazer com que nossos jovens formados pelo Ensino Médio de São Paulo estejam preparados não só para os novos desafios do mundo do trabalho, mas também para uma sólida formação universitária.” A diferença do novo modelo para as já existentes escolas de tempo integral está na integração das disciplinas do currículo e no novo regime de trabalho de seus professores. Para os docentes das escolas em que será implantado o novo modelo, será criado um regime de dedicação plena e integral, que não permitirá atuar no quadro docente de outras unidades no período diurno. Haverá gratificação, que será proporcionalmente incorporada na aposentadoria. Não será uma carreira diferente, mas um regime diferenciado. Para 2012, a mudança prevista foi proposta para 21 unidades em diversas regiões do Estado.

Confira as escolas que aderiram ao programa Escola de Referência:

E.E. Jardim Amanda – Diretoria de Ensino de Sumaré – Município Hortolândia E.E. Jardim Imperial – Diretoria de Ensino de Araraquara – Município Araraquara E.E. Jardim Colonial – Diretoria de Ensino de Capivari – Município Indaiatuba E.E. Antônio Dutra – Diretoria de Ensino de Jundiaí – Município Itatiba E.E. Conde de Parnaíba – Diretoria de Ensino de Jundiaí – Município Jundiaí E.E. Professora Amira Homsi Chalella – Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto – Município São José do Rio Preto E.E. Professor Jamil Khauan – Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto – Município São José do Rio Preto E.E. Reverendo Augusto Paes de Avila – Diretoria de Ensino de São Vicente – Município Praia Grande E.E. Vila Albertina – Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba – Município Campos do Jordão E.E. Joaquim Marques da Silva Sobrinho – Diretoria de Ensino de Caieiras – Município Cajamar E.E. Walter Ribas de Andrade – Diretoria de Ensino de Caieiras – Município Cajamar E.E. Alexandre Von Humboldt – Diretoria de Ensino Centro Oeste – Capital E.E. Professor Antônio Alves Cruz – Diretoria de Ensino Centro Oeste – Capital E.E. Prefeito Nestor de Camargo – Diretoria de Ensino de Itapevi – Município Barueri E.E. Jardim Riviera – Diretoria de Ensino de Santo André – Município Santo André