O secretário de estado da Educação, José Renato Nalini, e Luiz Anjos, diretor executivo da Fundação Iochpe, assinaram nesta terça-feira (16), na sede da Educação, um Protocolo de Intenções com o objetivo de estabelecer parceria para o desenvolvimento do Programa Formare, que visa ações educativas, sociais e de formação para o trabalho nas escolas estaduais da rede.
Trata-se de investimento na formação profissional de jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social, que desenvolve programas nas áreas de educação, cultura e bem-estar social, realizando parcerias com entidades públicas e privadas.
Os programas educacionais, nos vários níveis de ensino, objetivam promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens, capacitando-os a exercer uma profissão, ampliando suas habilidades de expressão e comunicação, estimulando sua criatividade e reforçando, assim, sua formação como cidadãos.
Um dos programas oferecidos pela Fundação Iochpe é o Formare – a partir de parcerias com empresas de médio e grande portes, investe na formação profissional de jovens de população em situação de vulnerabilidade socioeconômica com idades de 16 a 19 anos. Os jovens qualificados pelos cursos recebem certificado reconhecido pelo MEC emitidos por instituição federal de ensino tecnológico, a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).