Os interessados em participar da prova de Valorização do Mérito devem se inscrever até amanhã no sistema online da rede estadual de ensino e preencher o cadastro no GDAE. Servidores de todas as 91 diretorias da rede, se aprovados, terão reajuste salarial de 10,5%. A participação na prova é voluntária.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
Diretores, supervisores, professores de língua portuguesa, inglês, alemão, espanhol, francês, italiano, arte, educação física, matemática, ciências físicas e biológicas, biologia, física, química, história, geografia, filosofia, sociologia e psicologia, professores do ciclo I (1º ao 5º ano) podem participar e para se inscrever é preciso ser titular efetivo do cargo ou ocupante das funções, estar na rede há, no mínimo, três anos e ter assiduidade.
Desde o início da gestão mais de 100 mil profissionais evoluíram de faixa e conquistaram o aumento salarial. “Estimular nosso professor a buscar constantemente a melhora do desempenho é uma das formas de valorizar quem atua na maior rede de ensino do País”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Política salarial
Na edição de 2015, a novidade é a inclusão de mais uma faixa de servidores aptos a conquistar o aumento. Dessa forma, podem participar da prova, com data prevista para o segundo semestre, candidatos que estão na faixa 1 e visam evoluir para faixa 2. Também aqueles estão inserido os que já estão na segunda faixa e pretendem chegar à faixa 3. Além dos enquadrados na faixa 3 e querem alcançar a 4.
Nos últimos quatro anos foram 45% de aumento acumulados, o que alçou o piso salarial do professor paulista ao patamar 26% maior do que o nacional. Outra marca é que este ano o valor do bônus pago por desempenho chegou a R$ 1 bilhão, verba 42% superior do que a paga no ano passado.