• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/12/2010
Últimas Notícias

Prova para não efetivos e postulantes a professor da rede estadual tem 88% de adesão

O grande número de participantes reflete medidas implementadas pela Secretaria, dentre elas o Plano de Valorização pelo Mérito; Realizada no domingo (05/12) pela Fundação Carlos Chagas, a avaliação contou com […]

O grande número de participantes reflete medidas implementadas pela Secretaria, dentre elas o Plano de Valorização pelo Mérito;

Realizada no domingo (05/12) pela Fundação Carlos Chagas, a avaliação contou com a presença de aproximadamente 161 mil candidatos, registrando apenas 12,1% de abstenções;

A prova é um dos três critérios considerados na composição da pontuação classificatória para a atribuição de aulas nas escolas estaduais em 2011;

 

No último domingo (05/12), aproximadamente 161 mil docentes realizaram a prova destinada aos professores não efetivos e novos candidatos inscritos no processo seletivo para atribuição de aulas/classes nas escolas da rede estadual em 2011. O número representa quase 90% do total de inscritos para o processo e reflete o interesse dos profissionais pela carreira de professor na rede estadual de São Paulo. A avaliação faz parte das ações do Programa + Qualidade e foi instituída pela Lei Complementar 1.093/2009 como um dos três critérios considerados na composição da pontuação classificatória para atribuição de aulas, que levará em conta a soma dos pontos relativos ao desempenho na prova (80), o tempo de serviço (80) e a titulação do docente (20).

“A prova foi um sucesso. Transcorreu da melhor forma possível, com uma adesão expressiva dos candidatos, o que demonstra que a carreira de professor na rede estadual de São Paulo volta a ser atraente, especialmente à luz das novas medidas implementadas pela Secretaria por meio do Programa + Qualidade na Escola, dentre elas o Programa de Valorização pelo Mérito, que criou um plano de carreira até então inédito para a magistério paulista”, declarou o secretário de Estado da Educação Paulo Renato Souza.

No total, se inscreveram para a prova pouco mais de 183 mil candidatos, dos quais 142 mil para o campo de atuação aulas (Professor Educação Básica II), referente ao Ciclo II do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação Especial, e 41 mil para o campo de atuação classes (Professor Educação Básica I), referente ao Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A porcentagem de abstenções foi de apenas 12,1%. “Tivemos muitos professores não efetivos (Categoria F) que já tinham sido aprovados na avaliação feita em 2009 e se inscreveram este ano apenas para tentar melhorar a nota. Acreditamos que este seja o caso de boa parcela dessas abstenções”, comenta o Secretário.

O gabarito e as questões das provas estarão à disposição para consulta dos candidatos a partir desta terça-feira (07/12) nos sites da Secretaria da Educação ( www.educação.sp.gov.br ) e da Fundação Carlos Chagas ( www.concursosfcc.com.br).

Balanço de participação na prova

CATEGORIAS INSCRITOS PRESENTES AUSENTES
QUANTIDADE % QUATIDADE %    
PEB II – AULAS 142.218 127.041 89,3 15.177 10,7
PEB I – CLASSE 40.884 33.822 82,7 7.062 17,3
TOTAL 183.102 160.863 87,9 22.239 12,1

Sobre o Programa Mais Qualidade

Lançado em maio de 2009 pelo Governo do Estado, o Programa + Qualidade na Escola criou, em sua primeira fase, a Escola de Formação de Professores de São Paulo, que mudou a forma de ingresso dos profissionais do magistério (instituindo o curso de formação como última etapa do processo seletivo), além de ter implementado duas novas jornadas de trabalho (de 12 e 40 horas semanais), aberto 80 mil novos cargos efetivos no magistério e regulamentado a situação dos professores temporários, instituindo o exame como requisito para sua atuação nas salas de aulas.

Na segunda fase da ação, foi criado o Programa Valorização pelo Mérito, que reconhece o esforço e a dedicação dos profissionais de toda a rede. O Valorização pelo Mérito permite aos docentes quadruplicar o salário inicial da carreira desde que  cumpram as regras de promoção,  tenham notas mínimas em avaliações  e consigam classificação entre os 20% melhores dentro do quadro total do magistério no Estado. A remuneração inicial para a jornada de 40 horas semanais, que hoje é de R$ 1.834,85, pode chegar a R$ 6.270,78 ao longo da carreira, um aumento de 242%.

O Programa Valorização pelo Mérito dá sequência à ampla política desenvolvida pelo Governo do Estado para melhorar a qualidade da educação, com medidas como o Programa Ler e Escrever (voltado à aceleração da alfabetização de crianças de 1ª à 4ª série), o São Paulo Faz Escola (com novo currículo e materiais específicos para alunos e professores) e diversas modalidades de recuperação de aprendizagem para alunos com dificuldades, entre outras ações.