quinta-feira, 13/04/2023
Alunos realizam a Prova Paulista do primeiro bimestre de 2023
Destaque

Prova Paulista do 1º bimestre chega à reta final com aplicação para estudantes do Ensino Médio

Agilidade dos resultados da avaliação permite intervenções pedagógicas para recuperação da aprendizagem

A Prova Paulista, nova avaliação bimestral para os estudantes das escolas estaduais de SP, já está no último dia de aplicação para estudantes do Ensino Médio. Com isso, o cronograma regular chega ao fim, sendo que, na semana que vem, todos os estudantes que perderam a avaliação terão a chance de realizá-la, nos dias 17 e 18.

Com o uso da tecnologia, os resultados da Prova Paulista, que acontece de forma 100% digital, por meio do aplicativo ou versão web do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), são disponibilizados de forma rápida e mais clara, por meio de um painel digital.

“A rapidez da Prova Paulista é inédita no estado. Eu nunca vi um resultado sair imediatamente após a prova. Vai agilizar o processo de melhoria de aprendizagem dos estudantes. Nas reuniões diárias, podemos fazer os levantamentos para melhorar os rumos da escola”, afirma Antônio Roberto Ramos, diretor da Escola Estadual Carlos Maximiliano Pereira dos Santos.

Essa agilidade permite que as equipes pedagógicas identifiquem pontos que precisam de mais atenção no processo de ensino. “Agora é possível processar diversas ações dentro da escola que antes levava mais tempo. Estou acabando de ver os resultados da prova que os alunos fizeram ontem e já tenho algumas ações que vou mobilizar com os professores” conta Maria Emília Barbosa, coordenadora da mesma unidade escolar.

A Prova Paulista é parte da Sala do Futuro, pacote de ferramentas digitais da Secretaria da Educação do Estado de SP para modernizar e tornar mais atrativa a educação paulista. Participam da Prova Paulista estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. A aplicação segue um cronograma com dias específicos para cada ano/série. Confira:

5º ano: 28 e 29 de março

6º e 7º anos: 3 e 4 de abril

8º e 9º anos: 5 e 6 de abril

1ª série do Ensino Médio: 10 e 11 de abril

2ª e 3ª séries do Ensino Médio: 12 e 13 de abril

Segunda chamada: 17 e 18 de abril

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais: