• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/12/2008
Últimas Notícias

Provas do Encceja acontecem no final de semana; 245 mil se inscreveram em 169 cidades do Estado

Secretaria de Estado da Educação disponibiliza link para acesso aos inscritos em SP Cerca de 245 mil pessoas se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens […]

Secretaria de Estado da Educação disponibiliza link para acesso aos inscritos em SP

Cerca de 245 mil pessoas se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) em 169 municípios do Estado de São Paulo. As provas acontecem no sábado e domingo, dias 13 e 14 de dezembro.

O Encceja é uma espécie de exame supletivo , uma importante oportunidade para jovens e adultos concluírem o Ensino Fundamental ou Médio. Os candidatos são pessoas que ainda não concluíram os estudos e devem ter no mínimo 15 anos completos para a prova do Ensino Fundamental e a partir de 18 para Ensino Médio. Alunos já matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar.

A Secretaria de Estado da Educação implantou em sua página na internet www.educacao.sp.gov.br um link de acesso à lista de locais de prova para inscritos. O Ministério da Educação é o responsável por disponibilizar as informações aos candidatos, que poderão acessá-las com o número de inscrição, com o nome completo, a data de nascimento e o nome completo da sua mãe ou com o número de CPF ou RG.

Além dos dados cadastrais, o inscrito terá acesso às informações completas da aplicação da prova, incluindo local com endereço e número da sala-de-aula, horário (início e término das provas), disciplinas nas quais está inscrito e município onde fará a prova.

Os inscritos estão recebendo em casa um cartão de confirmação de inscrição com informações do local de prova. Junto com o cartão, o estudante recebe o questionário socioeconômico, que deve ser preenchido e entregue no dia do exame. Caso não receba o questionário em casa, o inscrito poderá fazer a prova normalmente .

O Encceja é um programa que avalia a capacidade de jovens e adultos que se atrasaram na vida escolar. Passa a ser aplicado em São Paulo, pela primeira vez, após parceria entre a Secretaria e o governo federal. É semelhante ao exame supletivo, realizado pela Secretaria em março deste ano para cerca de 105 mil pessoas (254 mil se inscreveram). Ou seja, pela primeira vez a população terá duas oportunidades no ano para receber certificados de conclusão de ensino.

O conteúdo programático das avaliações de cada disciplina está disponível para os candidatos no site da Secretaria. Resultados do Encceja serão divulgados pelo Ministério a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2009.

“Avaliamos ser importante promover mais uma oportunidade para aqueles que estão em busca de uma certificação escolar. É um passo fundamental para quem pretende galgar melhores oportunidades no mercado de trabalho, por exemplo”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

No sábado, 13 de dezembro, as provas começam às 13h e no domingo, dia 14, o início das avaliações é às 8h.