• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 19/06/2018
Foto Divulgação
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Quadrilha maluca dita o ritmo de festa junina em escola rio-pretense

Iniciativa do grêmio propicia ambiente de interação entre os estudantes da EE Oscar de Barros Serra Doria

Para os mais antigos, Mario Zan é o primeiro nome que vêm à cabeça ao se falar em festa junina. Com seu acordeom, o artista brasileiro embala as festividades típicas desta época do ano desde a metade do século passado. Mas, a turminha do Grêmio União Força Jovem, da escola Oscar de Barros Serra Doria, resolveu alterar algumas notas musicais na quadrilha. Hoje, os estudantes lançam a “Quadrilha Maluca”, com um remix de vários gêneros, na Festa Junina da unidade escolar.

“A ideia é passar uma cultura mais abrangente para facilitar a interação dos alunos”, resume a presidente do Grêmio Estudantil, Milena dos Santos Silva. Segundo a gremista, os estudantes da unidade ainda terão gincanas, como a dança da cadeira, o equilíbrio na cadeira, a bexiga no peito e a maça no balde, entre outras atividades.

Alguns, mais conservadores, estranharam a tal da quadrilha maluca. Mas, os mais abertos a novas ideias aceitaram de imediato. “Eu e uma outra aluna dançamos desde pequenas, então tivemos a ideia e apresentamos aos alunos. Os da manhã, que são menores, não aceitaram, mas os da tarde toparam rapidinho. Eles estão muito animados e todos estão bem afinados com a coreografia, eles até que pegaram rápido”, observa Allana de Oliveira Amaro, diretora de eventos do Grêmio.

O Grêmio em sua atual formação existe há cerca de dois meses. Os membros são todos representantes de classe, sem experiência anterior como gremistas, mas que se uniram com a direção da escola e votaram para compor a diretoria. Por enquanto, a festa junina não é aberta à comunidade, sendo limitada aos alunos. “Como nosso grêmio é formado por pessoas que nunca tiveram experiência nas funções, a gente vai começar mais devagar. Mas no decorrer do ano vamos colocar outros projetos em prática. A gente vai organizar o dia das crianças, o show de calouros e muito mais”, relata a entusiasmada presidente. Segura, Milena completa: “somos novos, mas estamos conseguindo nos organizar muito bem.”

Mesmo começando mais devagar, conforme afirmou Milena, só nesta terça-feira (19), o União Força Jovem organizou duas festas, uma para o período da manhã e outra para o período da tarde, por conta da diferença de idade entre as séries. “É uma experiência nova. Mas é interessante, pois faz a gente crescer como pessoa, a gente se coloca na frente de algo e tem a responsabilidade de levar aquilo até o final. É um compromisso. E depois tem a satisfação de ver que deu tudo certo”, acrescenta Milena.

Jessica Kathleen Martins de Oliveira, vice-presidente do Grêmio, ressalta a força do grêmio local, em meio às dificuldades que foram aparecendo para que as festas juninas fossem organizadas. “Mas, a maioria das pessoas colaborou bastante. Os parceiros do Grêmio estiveram presentes”, diz a aluna. Esses parceiros são os próprios integrantes, e eles trazem a experiência de vida deles para somar no time.

A professora coordenadora pedagógica, Eliani Marques Rocha, ressalta a importância do protagonismo juvenil na escola. “Esse empenho é gratificante. Pois quando o aluno se envolve tudo sai com a cara dele. É pensado deles para eles mesmos, e não da gente para eles. E aí fica do jeitinho que eles gostam”, afirma.

A festa junina da EE Oscar de Barros Serra Doria é solidária, o que fortalece o protagonismo dos gremistas e demais estudantes. “Eles foram atrás dos recursos alimentícios, de tudo o que será servido. Uma parte dos alunos trouxe mantimentos, outras coisas foram conquistadas por meio de reciclagem e demais atividades realizadas pelos alunos para angariar verba”, acrescenta Eliani.

Mas, os gremistas não estão sozinhos. Os professores, funcionários e a direção fica à disposição de todos. “Os professores e a coordenação sempre estiveram do nosso lado. Qualquer ajuda, seja psicológica ou pedagógica, a gente tem de todos eles. E essa ajuda faz a diferença, pois a gente é iniciante. Estamos aprendendo, e com um bom auxílio a gente caminha certo. Sem isso não saberíamos para onde ir. Ficaríamos desfalcados”, conclui a presidente do Grêmio.