Pesquisa da Secretaria da Educação do Estado foi feita com 1 milhão de estudantes; em 2013 foram distribuídos em média 20 livros por minuto
As férias escolares dos 4,3 milhões de alunos rede estadual vão até o próximo dia 27 de janeiro e a leitura pode ser uma ótima companhia. Pesquisa inédita da Secretaria da Educação do Estado mostra que as histórias em quadrinhos, os contos e os poemas são os estilos literários preferidos entre os estudantes pesquisados.
O levantamento que detectou os gêneros literários preferidos entre os alunos foi feito com base em um questionário aplicado a 1 milhão de estudantes do 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio. Os dados acabam de ser tabulados pela Coordenadoria de Informação e Monitoramento e Avaliação (CIMA), órgão da Secretaria.
A pergunta “que tipo de livro você gosta de ler?” era de múltipla escolha e poderia receber mais de uma resposta. A pesquisa revelou que a narrativa em tiras é a preferida de 45% dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Já os gêneros “contos, mitos e lendas” foram escolhidos por 36,9%, seguido por “poemas” (31%). Os “romances de amor” são os favoritos de 29,2%, “romances de aventura” de 24,8% e “crônicas” foram escolhidos por 18,5%. Os livros sobre História do Brasil ou do mundo foram lembrados por 12,6% dos estudantes.
Para incentivar ainda mais o hábito de ler entre as crianças e jovens da rede, a Secretaria possui um programa para que os jovens montem suas bibliotecas particulares em casa. São distribuídos para cada um dos cerca de 3,5 milhões de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio, kits compostos por três livros. Ao levar os títulos para casa, a proposta é que o gosto pela leitura seja estendido para os familiares. Ao longo de 2013, foram entregues 10,6 milhões livros – uma média de 20 títulos de gêneros diferentes distribuídos por minuto e que podem ser utilizados agora no período das férias.
“O incentivo à leitura é um compromisso desta gestão e são diversas ações em andamento que ampliam o acesso dos nossos alunos ao universo dos livros, um grande aliado do aprendizado”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Além da distribuição dos livros, neste ano, os acervos das escolas foram renovados com a aquisição de 592 mil publicações de 190 títulos diferentes para todas as unidades de ensino do Estado. A entrega, feita por meio da Fundação Para o Desenvolvimento da Educação (FDE), objetiva ampliar as coleções já existentes nas escolas para que os títulos sejam usados pelos alunos, professores e todos os funcionários escolares.
Os materiais são utilizados em oficinas pedagógicas e em atividades dentro e fora da sala de aula.