Na EE Gabriel Monteiro da Silva, em Marília, os alunos da 7ª e 8ª séries estão produzindo há dois anos o Netnews, jornal online atualizado diariamente.
Cada tema discutido em sala de aula em todas as disciplinas, é transformado em matéria no jornal.
A sala de informática com cinco computadores, é permanentemente utilizada pelos alunos, na produção de matérias. Uma agenda instalada em cada equipamento, distribui os horários democraticamente, nos períodos da manhã e tarde, de acordo com a disponibilidade de cada um e sempre em horário diferenciado das aulas. Para ser selecionado e trabalhar como jornalista, ou monitor, como é chamado, o aluno precisa ter boas notas. Ele pode permanecer como monitor por um período de 15 dias.
Contando com uma equipe de 14 alunos responsáveis pela revisão dos textos produzidos por cerca de 70 alunos e 22 professores, o site é bastante utilizado por alunos de outras escolas em trabalhos escolares, chegando a receber mais de 500 acessos diários.
O material pesquisado em livros, revistas, jornais diários e na própria comunidade, é variado. Literatura, saúde, sexo, ciência, culinária e até entrevistas com pessoas da comunidade escolar ou do bairro, podem ser encontrados nas diversas seções do site. Existe, ainda, um Painel de Recados, onde os alunos de várias escolas se comunicam.
Para a coordenadora do projeto, a professora Magali Santos, de Língua Portuguesa, o desempenho dos alunos melhorou bastante desde a criação do jornal em 2001. Segundo ela, o interesse em se tornar monitor provocou a mudança.
Para conhecer, acesse o site: www.jornalnetnews.cjb.net
Adriana Oliveira