quarta-feira, 22/08/2018
Ensino Fundamental

Quarta-feira é dia de cantar o Hino Nacional em Escola da capital

Semanalmente, alunos da E.E. Brasilio Machado se reúnem no pátio para ressaltar o exercício de cidadania

Quarta-feira é dia de ressaltar o exercício da cidadania na E.E. Brasilio Machado, localizada no bairro da Vila Madalena, na capital paulista. Neste dia, a rotina dos alunos começa um pouco diferente: todos se reúnem no pátio da unidade para cantar o Hino Nacional.

“Entendemos aqui enquanto equipe escolar que o Hino Nacional representa nossa pátria. Então todas as quartas-feiras a primeira atividade antes do início das aulas é cantá-lo”, explica Simone Santoro Romano, diretora da unidade de ensino.

Muitos brasileiros têm dificuldade com a letra composta por Joaquim Osório Duque Estrada por se tratar de um vocabulário bastante rico e que não pertence mais ao nosso cotidiano. A aluno Natália Oliveira da Costa, por exemplo, é uma das crianças que acham a composição bastante complexa. “Eu não conheço imagens plácidas (sic)”, afirma.

De acordo com a diretora, estudar o Hino Nacional é o ponto inicial para trabalhar a cidadania e entender a nossa história. São ensinados, portanto, valores importantes e respeitosos à pátria que, sem dúvida, contribuem “para construir um país e um mundo melhor”.