sexta-feira, 17/09/2021
Notícia

Quarto Seduc em Ação acontece na região de Marília com entrega de ônibus escolares

O evento que ocorreu no Teatro Municipal de Garça contou com a presença do Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares e profissionais de quatro Diretorias de Ensino

Nesta quinta-feira (16) aconteceu o 4º Seduc em Ação, promovido pela Secretaria da Educação do Estado São Paulo (Seduc-SP).  Nesta edição participaram as Diretorias de Ensino (DEs) de Marília, Tupã, Bauru e Lins.

“A ideia é justamente a gente mostrar e discutir temas importantes. As equipes estão aqui para atender a qualquer demanda, seja nova, seja velha, coisa pra a gente arrumar, não importa o que seja, a ideia é que a gente avance na Educação”, explica Rossieli Soares

O Seduc em Ação é um programa feito para levar os departamentos da Secretaria para as cidades afastadas da sede em São Paulo-SP. São mais de 40 funcionários das mais diversas áreas realizando atendimentos individuais aos dirigentes, prefeitos e secretários municipais da educação.

“Nessa oportunidade foram possibilitadas as tratativas sobre demandas muito importantes dos municípios diretamente com as equipes técnicas da Seduc, com maior agilidade e facilidade. Várias demandas da regional foram negociadas e direcionadas neste dia, algumas ainda terão continuidade no plantão de hoje à tarde e amanhã de manhã”, avalia a Dirigente de Ensino de Lins, Ana Célia Carrera Barbiero.

“É um momento único para Prefeitos e Secretários Municipais conversarem e tirarem dúvidas com toda a Equipe Seduc. Este é realmente um movimento para aumentar a aproximação e parceria entre estado e municípios”, complementa Lucimeire Adorno, Dirigente de Tupã.

A cidade de Garça foi a sede do evento que também entregou três novos ônibus escolares para as frotas de Marília e Palmital. Um investimento de 211 mil reais e com esta entrega, sobe para 430 o número de veículos entregues em 2021, sendo que nesta gestão, o Governo do Estado já entregou 856 ônibus a 460 municípios.

“É uma honra e alegria a Diretoria de Ensino de Marília, por meio do município de Garça, ser a sede do 4° Seduc em ação. Está é uma oportunidade ímpar de aproximação entre estado e municípios, fortalecendo ainda mais as parcerias existentes. A reunião de trabalho foi extremamente importante para definir ações em prol da Educação pública paulista, em especial, no acolhimento dos nossos estudantes pós pandemia e das estratégias de recuperação das aprendizagens”, afirma Ana Luiza Bernardo Guimarães, Dirigente de Marília.

“Intensificar a parceria entre estado e municipios para fortalecer o trabalho com a educação, visando melhores escolas, potencializando a aprendizagem de todos os alunos, isso que estamos fazendo hoje”, finaliza a Dirigente de Bauru, Gina Sanchez.

Visita à escola

Na parte da tarde, o Secretário visitou, a Escola Estadual Monsenhor Bicudo, em Marília. A unidade é umas das escolas inseridas no Programa de Escola Integral (PEI).  “Aqui tem muita parede, muito espaço e tudo mais, mas o que faz uma escola ser uma grande são as pessoas: professores e professoras, profissionais da limpeza e merenda, agentes de organização” afirma Rossieli

“A mudança de escola regular para integral é importante porque muda toda a estrutura do ensino, o aluno passa a ficar o tempo todo na escola e com isso ele tem um ensino melhor, com uma qualidade melhor. Ele também passa a ter uma autonomia como protagonista, e isso hoje, na nossa sociedade contemporânea, é muito importante porque ele vai ter uma perspectiva de vida, de trabalho e cultural. É uma dimensão e uma visão muito ampla para o nosso aluno”, explica Magda Prado, professora de língua portuguesa e espanhola.

“A escola tem melhorado muito, no dia a dia é muito bom o convívio, não tem briga, não tem discussão é sempre muito calmo, as crianças são muito boas, muito boas mesmo, são muito educadas e tranquilas. É muito bom que eles têm autoconfiança para estar aqui sempre junto, sempre ajudando, são pessoas boas”, considera a estudante do ensino médio, Aline de Castro (16)

PDDE na Escola

A aplicação do Programa Dinheiro Direto na Escola que em média tem investido o valor de R$ 250 mil em modernização, tecnologia e infraestrutura nas escolas, irá reformar as instalações da escola externas e internas, além  da implantação de câmeras de segurança e um moderno kit de robótica, adequando o ensino ao desenvolvimento e prática cotidiana dos estudantes da rede estadual.

“O PDDE-Paulista foi realmente um marco divisor, porque antes nós tínhamos recursos muito pequenos e o prédio é muito grande, a extensão é gigantesca aqui, e o PDDE-Paulista veio contribuir para a melhoria realmente, da estrutura, da infraestrutura, dos recursos para matérias pedagógicos e com todos esses benfeitorias que forma feitas, e que nós continuamos fazendo, toda a comunidade escolar, todos os alunos são diretamente beneficiados através desta verba que e a escola recebeu”, conta a diretora da unidade, Sueli Batistetti Vicente.

Acompanhando o secretário nos compromissos na região de Marília, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Vinicius Camarinha agradeceu os investimentos anunciados por Rossieli Soares. “Um dia histórico para a educação, são mais de R$ 14 milhões em melhorias, equipamentos e obras. Um pacote que atende as demandas dos estudantes e dos profissionais que estão no dia a dia construindo um futuro melhor,  uma sociedade melhor. Agradecemos ao secretário Rossieli, ao vice-governador Rodrigo Garcia e ao governador João Doria por todos os investimentos anunciados”, destacou o parlamentar.