• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/11/2010
Últimas Notícias

Quase 10 mil alunos vão visitar a Bienal de São Paulo esta semana

Entre os dias 18 e 22 de outubro, o projeto Lugares de Aprender da Secretaria de Estado da Educação promoverá 253 excursões a estudantes de 219 escolas de todo o […]

Entre os dias 18 e 22 de outubro, o projeto Lugares de Aprender da Secretaria de Estado da Educação promoverá 253 excursões a estudantes de 219 escolas de todo o Estado; estimativa é que até o final da exposição cerca de 45 mil estudantes da rede tenham visitado a feira

 Nesta semana cerca de 10 mil alunos de escolas estaduais da Capital e Grande São Paulo vão visitar a 29ª edição da Bienal de Arte. A ação faz parte do projeto Lugares de Aprender, que integra o programa Cultura é Currículo, da Secretaria de Estado da Educação. Nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de outubro, alunos de 219 escolas, representando 28 diretorias de ensino, visitarão as instalações artísticas nos períodos da manhã, tarde e noite. Ao longo dos meses de outubro e novembro novas visitas serão agendadas. A estimativa é que até o final da exposição 45 mil alunos da rede estadual de ensino tenham visitado a Bienal de São Paulo.

O Programa Lugares de Aprender teve início em 2008 com 26 instituições parceiras. Foi ampliado e este ano conta com a parceria de 135 instituições e um investimento de R$ 13 milhões.

“As visitas proporcionadas têm despertado grande interesse nos alunos. A interação com museus, teatros, cinemas e casas de cultura torna mais atrativa a associação com os conteúdos vistos na escola”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

No ano passado, 2.631 escolas de 61 diretorias de ensino da Capital, Grande São Paulo e interior participaram do programa. O projeto atendeu cerca de 260 mil alunos em parceria com 102 instituições culturais. Foram investidos cerca de 8,2 milhões, em transporte, lanche para os alunos e material de apoio.

Até o fim do ano, a Secretaria espera que cerca de 550 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Estado tenham participado de atividades fora da escola. As visitas são realizadas todos os meses e passam por diversas cidades paulistas.

Sobre o Programa Cultura é Currículo

Implantado em 2008, o Programa Cultura é Currículo é o maior programa brasileiro de cultura para estudantes, inserido no currículo do Estado de São Paulo, com o objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa é dividido em três segmentos: Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola, com visitas a espaços culturais; Escola em Cena, que leva alunos para espetáculos de teatro e de dança; e Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes dentro das unidades.

No ano passado, a Secretaria investiu cerca R$ 9,5 milhões no programa, em dois de seus projetos Lugares de Aprender e Escola em Cena , que levou um público estimado em 330 mil pessoas, entre alunos e educadores, a diversas atividades culturais na Capital, Grande São Paulo e interior do Estado. O transporte e a alimentação dos estudantes são custeados pela Secretaria.