• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/07/2016
Ensino Fundamental

Ciência em Show: que horas são? Saiba como construir um relógio de sol

Com simples experimento, cientistas mostram como fazer sua própria ferramenta de medição do tempo

A necessidade de medir o tempo surgiu em épocas bem remotas, em função de diferentes fatores, que iam desde comemorar rituais importantes ou festas religiosas até saber a época certa para plantar e colher. Para tudo isso, o homem precisou orientar-se no tempo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Hora, dia, semana, mês, calendário e estações do ano. Tudo isso representa a divisão do tempo. O relógio de sol, no entanto, foi uma das primeiras ideias que o homem teve para caracterizar a medição. No quarto capítulo da série “Se Liga na Ciência”, os físicos do programa “Ciência em Show” ensinam como fazer a sua própria ferramenta de medição do tempo com um simples experimento.

Durante seis semanas, a Educação apresenta vídeos semanalmente com curiosidades e experimentos para você fazer aí na sua casa. Confira os outros capítulos 1, 2 e 3

Sobre o programa

O programa “Ciência em Show” reúne três profissionais apaixonados por ciências, que buscaram – e encontraram – uma maneira de encantar jovens e professores com um novo olhar sobre a educação. Em um canal voltado aos experimentos científicos, é possível encontrar dicas e desafios da física, com conteúdo atrativo e atual. Saiba mais.