• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/09/2003
Últimas Notícias

Questão Ambiental também concorre ao 3.º Prêmio Escola Voluntária

Crianças aprendem e ensinam como cuidar do planeta, por meio de histórias Alunos e professores da Escola Estadual Hilmar Machado de Oliveira já sabem o que é vencer o Prêmio […]

Crianças aprendem e ensinam como cuidar do planeta, por meio de histórias

Alunos e professores da Escola Estadual Hilmar Machado de Oliveira já sabem o que é vencer o Prêmio Escola Voluntária. Em 2001, eles foram os vencedores do 1.º prêmio, com o Programa “Jovem, Faça Alguém Feliz”. Neste ano, mais uma vez a comunidade escolar está concorrendo ao prêmio, desta vez com o projeto “Questão Ambiental para crianças”.

O “Questão Ambiental para crianças” é, na verdade, um subprojeto do “Jovem, Faça Alguém Feliz”, criado há seis anos para resolver o problema de indisciplina dos alunos da escola. Nesse programa, os alunos visitaram diversas entidades da cidade de Garça, como lares de idosos e de crianças, e em cada uma foram verificadas quais eram as necessidades daquelas pessoas. Daí surgiram os subprojetos. Há um grupo que oferece aulas de inglês e espanhol para idosos e noções de higiene para crianças, de onde surgiu o Projeto “Questão Ambiental”, desenvolvido em cinco creches e escolas de ensino básico da cidade.

A escola proporcionou capacitação para alguns alunos, mostrando lugares que preservavam ou não o meio ambiente, e promoveu discussões sobre a questão ambiental. Os alunos ensinam as crianças sobre reciclagem, lixo e preservação, de forma lúdica. Histórias como a “Fada Limpeza e o Sr. Sujeira” permitem que, por meio da imaginação, as crianças entendam a importância de cuidar do meio em que vivem. Elas utilizam teatro, música e histórias para tratar do tema. Essas histórias se transformam em peças de teatro, que são escritas pelos próprios alunos.

No processo seguinte , as crianças das creches são levadas até a comunidade em que vivem para “ensinar” aos mais velhos tudo o que aprenderam: “Eles distribuem e colam cartazes no comércio, explicam da mesma forma que aprenderam e ainda ensinam os pais em casa”, explica a Professora de Educação Física, Elizabete José Domingues Martins. “Muitos desses pais aprenderam com os filhos, por serem de uma comunidade muito carente, sem noções sobre reciclagem, por exemplo”, completa.

O Prêmio Escola Voluntária foi criado pela Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social, para premiar escolas que desenvolvem projetos sociais com a participação dos estudantes. As dez escolas que concorrem ao prêmio participaram de um programa da Rádio Bandeirantes para apresentar, por meio de uma reportagem, seus projetos. A três primeiras ganharão computadores e a vencedora, uma viagem para uma cidade brasileira que seja exemplo de cidadania.

Cristiane Agonio