• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 12/11/2019
Avisos de Pautas

Questionário do Conviva SP pode ser respondido até quinta

Pesquisa irá pautar implementação do programa de melhoria da convivência

Estudantes, professores e gestores da rede estadual têm até esta quinta-feira, dia 14 de novembro, para preencher o questionário sobre clima escolar e convivência na escola disponibilizado na última semana. A pesquisa integra o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, o Conviva SP, lançado pela Secretaria Estadual da Educação no último mês.

Os questionários são  baseados em três pilares: relações sociais e conflitos na escola; regras, sanções e segurança; e situações de intimidação entre os alunos. São cerca de 50 perguntas, e necessita de 15 a 20 minutos para ser respondido. A pesquisa foi elaborada por uma equipe de pesquisadores Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), ligado à Unesp, com apoio da Fapesp e da Fundação Lemann.

O objetivo é gerar dados que traduzam o clima e a vulnerabilidade de cada escola para a implementação do Método de Melhoria de Convivência Escolar (MMCE). “O Conviva SP espera garantir um ambiente harmônico no ambiente escolar, com respeito e integridade, e elevar os índices de aprendizagem dos alunos”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.

O acesso ao questionário será feito pela Secretaria Escolar Digital, por meio de senha. Cada pessoa só poderá responder uma vez. “É importante que tanto os servidores quanto os alunos devem ser muito sinceros nas respostas, sem ter a preocupação com o anonimato, já que elas serão agrupadas e analisadas exclusivamente em grupos”, explica a profa. dra. Márcia Mello.

Os dados recolhidos irão guiar o diagnóstico de cada escola, estruturado pela Educação a partir dos resultados dos questionários e devolvidos às unidades ainda no mês de dezembro. Os dados vão gerar insumos para que as escolas desenvolvam e discutam a implementação do MMCE durante o planejamento escolar do ano letivo de 2020.