• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/11/2019
Avisos de Pautas

Questionário sobre convivência e clima escolar pode ser respondido até sexta

Iniciativa faz parte do programa Conviva SP

Alunos, professores e gestores da rede estadual têm até esta sexta, 22 de novembro, para responder o questionário online sobre clima e convivência escolar que faz parte do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, o Conviva SP, lançado pela Secretaria Estadual da Educação durante outubro.

Os questionários são direcionados a cada um dos públicos e baseados em três pilares: relações sociais e conflitos na escola; regras, sanções e segurança; e situações de intimidação entre os alunos. Cada um dos questionários tem cerca de 50 perguntas, e necessita de 15 a 20 minutos para ser respondido.

O acesso é feito Secretaria Escolar Digital, por meio de senha. Cada pessoa só poderá responder uma vez.

O objetivo da iniciativa é gerar dados que traduzam o clima e a vulnerabilidade de cada escola para a implementação do Método de Melhoria de Convivência Escolar (MMCE). “O Conviva SP espera garantir um ambiente harmônico no ambiente escolar, com respeito e integridade, e elevar os índices de aprendizagem dos alunos”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.

A pesquisa foi elaborada por uma equipe de pesquisadores Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), ligado a algumas universidades públicas de São Paulo. “É fundamental entendermos como se dão as relações humanas em cada escola e criar políticas que possam servir de apoio para aquela unidade”, pontua Anderson Rosa, da UNIFESP. A pesquisa que serviu de apoio ao Conviva SP teve suporte da Fapesp e da Fundação Lemann.