• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/02/2021
Notícia

Reaplicação por logística deve ser pedida a partir de 8/2

Prazo começa após o fim da aplicação e vai até 12 de fevereiro para os inscritos do Enem Digital. Pedido deverá ser feito na Página do Participante

Os participantes da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos durante o exame poderão solicitar a reaplicação. Nesses casos, o prazo para fazer o pedido começa após o fim da aplicação, em 8 de fevereiro, e vai até o dia 12 do mesmo mês. Vale ressaltar que o encaminhamento para a reaplicação não é automático. A solicitação deve ser feita por meio da Página do Participante, na qual o inscrito também deverá consultar o resultado.

As provas do exame serão reaplicadas pelo Inep em 23 e 24 de fevereiro, mesma data em que se dará a aplicação para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL. É importante pontuar que a reaplicação ocorrerá em provas impressas, independente da versão em que o participante estava inscrito (impressa ou digital).

Os casos serão analisados, individualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São considerados problemas logísticos para fins de reaplicação fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior. Entre as situações previstas estão desastres naturais (que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela, erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante, entre outros casos.

COVID-19

Já as pessoas que não puderem participar do segundo dia de aplicação da versão digital do exame, no próximo domingo, 7 de fevereiro, em virtude do diagnóstico de COVID-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, podem solicitar a reaplicação até as 12h deste sábado, 6 de fevereiro. A solicitação também deverá ser feita pela Página do Participante. Os inscritos que apresentarem sintomas na véspera (após as 12h) ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame, primando pela segurança e pela saúde coletiva. Nesses casos, os participantes também poderão solicitar a reaplicação entre 8 e 12 de fevereiro, mesmo período para pedidos de participantes que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos.

Informações do MEC