• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/03/2009
Últimas Notícias

Rede estadual de ensino vai ganhar mais 35 mil computadores

Novas máquinas chegarão às escolas estaduais até dezembro A Secretaria de Estado da Educação decidiu ampliar em 50% o número de computadores disponibilizados aos alunos da rede estadual. Até dezembro […]

Novas máquinas chegarão às escolas estaduais até dezembro

A Secretaria de Estado da Educação decidiu ampliar em 50% o número de computadores disponibilizados aos alunos da rede estadual. Até dezembro o número de máquinas nas escolas estaduais passará de 70 mil para 105 mil.

Os computadores serão alugados pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão da Secretaria, em projeto para reformular todo o parque de informática da rede estadual de Educação. Além dos 35 mil novos computadores, cerca de 45 mil serão trocados. Outros 25 mil já são novos e continuarão na rede, mas entrarão também no projeto.

Além das máquinas alugadas, a Secretaria fechou projeto que garante manutenção, seguro, atendimento às escolas e avaliação dos computadores já existentes. Após realizar levantamento sobre a idade dos PCs e os custos para trocá-los, a Secretaria concluiu que a melhor saída era alugar os equipamentos. A primeira leva, de 16 mil computadores, irá para escolas estaduais da Grande São Paulo. A cada mês 16 mil novos computadores serão enviados às escolas.

“Tecnologia é uma área com atualização constante. Decidimos alterar a lógica de comprar, passando a locar e contar com manutenção constante, o que reduz o gasto de dinheiro público”, afirma o presidente da FDE, Fábio Bonini.

Todos os equipamentos retirados das escolas passarão por triagem. Se houver possibilidade e for válido financeiramente, serão atualizados e voltarão à rede. Os que não mais tiverem serventia às escolas serão repassados a órgãos estaduais e ao Fundo Social de Solidariedade do Estado.

As novas máquinas, que estarão à disposição dos cerca de 5 milhões de estudantes da rede, terão processador Dual Core, sistema operacional Windows Vista, monitor de 17 polegadas, 160 gigabytes (Gb) de espaço em disco e 2 Gb de memória. Todo o projeto tem estimativa de gasto de R$ 400 milhões em quatro anos.

“Além da troca por máquinas modernas, vamos colocar em funcionamento uma central de atendimento. Seja qual for o problema, tem de ser resolvido em até quatro dias úteis”, diz Bonini, da FDE.