• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/04/2023
Destaque

Rede estadual de São Paulo conta com 40 escolas indígenas e mais de 1,5 mil alunos

Educação dos povos respeita as tradições e cultura de cada comunidade

Neste dia 19 de abril, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo comemora a diversidade histórica e cultural dos povos nativos brasileiros, combater preconceitos contra os grupos originários e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos indígenas.

Atualmente, a rede estadual de São Paulo conta com 40 escolas indígenas, com mais de 1,5 mil alunos matriculados, oferecendo educação bilíngue que respeita a língua materna da comunidade como primeiro idioma e a língua portuguesa como segundo. O artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação define que o ensino fundamental regular deve ser ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

Recentemente, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) realizou uma reforma na Escola Estadual Indígena Aldeia Nimuendaju, localizada no município de Avaí, a 380 km da capital paulista, com o objetivo de garantir educação de qualidade para mais de 50 alunos atendidos pela unidade. Com um investimento de R$ 580 mil, a escola passou por melhorias na cobertura, instalações elétricas, hidráulicas e na rede de captação de esgoto. As esquadrias foram restauradas e os pisos, substituídos.

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais: