quinta-feira, 09/09/2004

Rede pública de ensino começa nesta quinta-feira o sistema de matrícula antecipada para 2005

Até o dia 30 de setembro, todas as escolas se tornarão postos de cadastramento A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e a rede municipal de ensino darão […]

Até o dia 30 de setembro, todas as escolas se tornarão postos de cadastramento

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e a rede municipal de ensino darão início nesta quinta-feira ao programa “Matrícula Antecipada”. O cadastramento é importante para quem está fora da rede pública de ensino e quer garantir uma vaga para o próximo ano numa escola estadual ou municipal. Os interessados devem se dirigir à qualquer escola pública estadual ou municipal – Ensino Fundamental ou Médio – na região mais próxima de sua residência, com certidão de nascimento ou RG e comprovante de endereço. Os alunos encontrarão vagas dentro da região em que fizeram a inscrição.

De 9 a 30 de setembro, todas as escolas públicas de ensino passam a ser postos de cadastramento de alunos de 7 a 18 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série). Poderão se cadastrar para ingresso na 1ª série, os alunos com sete anos completos ou a completar em 2005 e que não freqüentam a pré-escola municipal. O mesmo prazo vale para a inscrição de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos a completar em 2005, que não concluíram o Ensino Fundamental e não estudaram em 2004. As relações dos alunos inscritos durante a “Matrícula Antecipada” serão divulgadas nas escolas públicas a partir de 18 de novembro.

No ano passado, 553.366 alunos garantiram sua vaga por meio do programa matrícula antecipada, o que representou 84,1% de todos os alunos atendidos no Ensino Fundamental.

Quem não garantir a sua vaga dentro do programa, nesse período de 9 a 30 de setembro, poderá procurar a escola mais próxima para matricular-se a partir de 18 de novembro. E quem já está na rede pública este ano não precisa se preocupar, porque a matrícula será feita automaticamente no fim do ano pela própria escola.

Fim das filas

O Programa Matrícula Antecipada, iniciado em 1995, consiste na implementação do “Sistema de Cadastro de Alunos de São Paulo” em rede informatizada, de modo a efetuar uma programação e distribuição adequadas dos alunos, evitando as filas de início letivo.

O objetivo principal do sistema foi a criação de uma base de dados com registro individualizado de todos os alunos da Educação Básica de São Paulo, contendo as informações de identificação individual (nome, data de nascimento, nomes dos pais, endereço e registro de nascimento), bem como a escola, o nível de ensino e a classe que freqüentam a cada ano letivo.

O sistema permite ainda que, antes do final de cada ano, as redes de ensino municipal e estadual consigam definir sua demanda para o ano seguinte e fazer um planejamento estrutural mais adequado ao atendimento.