• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/06/2015
Pais e Alunos

Rede de ensino registra a menor taxa de abandono escolar no Ensino Médio

Dados do Censo Escolar mostram que é o melhor resultado nos últimos cinco anos

Taxa de abandono e de reprovação no Ensino Médio da rede paulista de ensino apresenta queda. É o que mostram os dados do Censo Escolar 2014. É a melhor série histórica dos últimos cinco anos.

Em 2014, a taxa de abandono escolar no Ensino Médio ficou em 5%, sendo que, em 2013, o resultado foi de 5,6%. Já a reprovação saiu de 12,9% para 11,8%. A aprovação, consequentemente, passa de 81,5% para 83,2%.  Segundo a pesquisa, a rede estadual paulista está entre as melhores do País.

No Ensino Fundamental, o aprimoramento da Progressão Continuada (ampliando as séries em que os alunos podem ficar retidos) não repercutiu em uma piora nas taxas de reprovação do ciclo. Os índices se mantiveram praticamente estáveis, fruto do investimento nas ferramentas de recuperação e acompanhamento dos estudantes em todos os anos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“A melhora no desempenho reforça as iniciativas da Secretaria no reforço e acompanhamento dos estudantes. Há grande investimento em especial no Ensino Médio, ciclo que enfrenta dificuldades em todo País e no mundo”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

“Estamos investindo em um currículo que dialoga com os anseios dos nossos jovens e prioriza a formação integral, com estímulo das potencialidades”, completa.

Idesp: recorde histórico

Além dos dados do Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), já havia registrado melhora do ensino paulista.  O indicador, que mensura a aprendizagem dos estudantes da rede, foi o maior dos últimos cinco anos.