segunda-feira, 24/05/2021
Notícia

Redução de riscos e desastres aos estudantes é tema de live do Programa Escola + Segura

Atividade apresenta conceitos de conscientização e ações preventivas

A segurança dos estudantes e de toda a comunidade escolar será pauta da segunda live promovida pelo Programa Escola + Segura, na próxima quarta-feira (26), das 12h às 12h50, no aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). Desta vez, a trilha formativa, desenvolvida pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc-SP) e Segurança Pública e pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, é voltada para os alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais – 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio.

O tema “Sistema Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil” será debatido pelos integrantes do grupo de trabalho Educação em Redução de Riscos e Desastres – os professores Andréia Cardoso e Sergio Damiati, da Seduc-SP; e o Tenente PM Tiago Lourençon, da Defesa Civil Estadual.

Em pauta, diretrizes, linhas temáticas e conceitos, como desastre, ameaça, risco, vulnerabilidade, dano e resiliência, além do cronograma presente no Currículo Paulista e nos materiais de apoio “Currículo em Ação”.

A ação dá sequência à programação iniciada no último dia 19, que teve os professores e gestores da rede como público-alvo. Na ocasião, foram 3 mil acessos, aproximadamente. O grupo envolvido aposta na conscientização e na formação como passos fundamentais para que todos os atores educacionais saibam como proteger vidas e ajudar devidamente em caso de qualquer emergência.

A trilha formativa terá sequência nos próximos meses. Em junho, serão duas ações, nos dias 9 e 23, com os temas Riscos de desastres no Brasil e no Estado de São Paulo e Percepção de risco, respectivamente. Entre julho e outubro, estão previstas mais seis capacitações à rede.

Data: 26/05 (quarta-feira)
Horário: das 12h às 12h50