quinta-feira, 20/06/2013
Releases

Reforço nas Férias: modelo será implantado em julho na rede estadual de ensino

Serão 20 alunos por turma e quatro horas de aula por dia para recuperar currículo escolar

A partir da segunda quinzena de julho, alunos das escolas da rede terão a possibilidade de aproveitar o recesso das aulas para recuperar o conteúdo de português e matemática.

O Reforço nas Férias será oferecido aos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio, indicados pelos conselhos de classe, formados por todos os professores de cada escola.

Durante o primeiro semestre, foi realizado um mapeamento das dificuldades curriculares, usando indicadores como as avaliações de aprendizagem aplicadas aos estudantes. As séries que participam do novo modelo foram escolhidas por representarem um período de mudança na vida escolar do aluno, seja a passagem de um ciclo para outro ou a conclusão de um nível de ensino. Já as disciplinas ministradas foram selecionadas por serem a base do currículo das escolas e corresponderem a carga horária principal da grade.

“O novo modelo de reforço é mais uma possibilidade de aprendizagem contínua para o aluno. O recesso escolar pode ser aproveitado para o estudante ampliar os conhecimentos em disciplinas fundamentais do currículo”, afirma o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald.

Cada turma poderá ter no máximo 20 alunos, com até quatro horas de aula por dia. A participação dos professores é por adesão e os que participarem deste modelo vão receber adicional pelas horas trabalhadas durante o recesso – até duas horas diárias. A partir da próxima semana, será feita a atribuição de aulas em cada uma das 91 diretorias regionais de ensino de São Paulo.

“O reforço é uma excelente oportunidade para o aluno eliminar suas principais dificuldades e focar nos estudos. Os estudantes são indicados por seus professores, com base em critérios como a Avaliação em Processo e outros procedimentos da rotina escolar”, ressalta Maria Elizabete da Costa, coordenadora de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria.