O reforço em português e matemática durante o período de recesso escolar, que contemplavam em uma proposta inicial apenas os alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, serão ampliados também para o 5º ano do Ensino Fundamental.
A iniciativa tem o objetivo de proporcionar aos alunos, ao final dos Anos Iniciais, uma transição mais segura e que atenda as expectativas de aprendizagem esperadas para o ingresso na fase seguinte do Ensino Fundamental.
“O novo modelo de reforço é mais uma possibilidade de aprendizagem contínua para o aluno. O recesso escolar pode ser aproveitado para o estudante ampliar os conhecimentos em disciplinas fundamentais do currículo”, afirma o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald.
Os alunos serão indicados pelos conselhos de classe, formados por todos os professores de cada escola. Cada turma poderá ter no máximo 20 estudantes, com até quatro horas de aula por dia. A participação dos professores é por adesão e os que participarem deste modelo vão receber adicional pelas horas trabalhadas durante o recesso – até duas horas diárias.
“O reforço é uma excelente oportunidade para o aluno eliminar suas principais dificuldades e focar nos estudos. Os estudantes são indicados por seus professores, com base em critérios como a Avaliação em Processo e outros procedimentos da rotina escolar”, ressalta Maria Elizabete da Costa, coordenadora de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria.