• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 02/02/2023
Notícia

Região de Campinas prepara acolhimento aos estudantes na volta às aulas

Novo ano letivo começa amanhã (3)

O retorno das aulas nas unidades escolares da rede estadual de São Paulo acontece na sexta-feira (3). Na região de Campinas, todas as escolas estaduais preparam dinâmicas e atividades para acolher a volta dos estudantes, professores e servidores.

Na E.E. Jamil Gadia, em Campinas, os alunos acolhedores se prepararam no mês de janeiro, para neste primeiro dia de aula estarem aptos a liderar dinâmicas como roda de conversa, sensibilização e apoio especial para os estudantes novos que nunca frequentaram uma unidade de ensino integral.

Em Limeira, a E.E. Brasil abriu em novembro de 2022 as inscrições para alunos acolhedores. Dos 160 inscritos, 44 foram selecionados e participaram das orientações em dezembro e janeiro. Entre as atividades neste primeiro dia de aula, eles organizaram apresentação de dança durante o período do almoço. E na segunda-feira (6) acontece o café da manhã colaborativo com os estudantes, docentes e equipe de gestão.

Na cidade de Rio Claro, a E.E. Professor Délcio Báccaro, também desde o final de 2022 preparam os alunos acolhedores. Eles prepararam atividades voltadas à prática da boa convivência e ações tanto para o coletivo quanto para o projeto de vida individual de cada estudantes.

Os estudantes da E.E. Professora Delmira de Oliveira Lopes, em Americana, terão um ‘Corredor da Motivação’ na entrada dos alunos pelo portão principal, decorado com bexigas, frases de incentivo e ao som de boas melodias, conduzida pela equipe escolar fantasiada de fadas e borboletas em um tapete vermelho.

A E.E. Professora Maria José Moares Salles, que fica em Bragança Paulista, vai realizar dinâmicas com textos, vídeos, motivação para o Projeto de Vida, além de teatro e música. Também em Bragança, a E.E. Professor Sebastião Ferraz de Campos, os alunos acolhedores vão receber os docentes, alunos e equipe de gestão com o tema “Acolhimento Emocional”, para auxiliar a comunidade escolar a lidar com as emoções.