• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/11/2019
Notícia

Região de Campinas tem 2680 vagas para cursos profissionalizantes

São diversas opções de cursos destinadas aos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual

O programa Novotec Expresso está com 2680 vagas abertas para cursos rápidos e profissionalizantes destinados aos estudantes do Ensino Médio da rede pública da Região de Campinas. As inscrições encerram no dia 1 de dezembro.

Faça sua inscrição aqui

A ação é fruto da parceira entre a Secretaria da Educação, Centro Paula Souza e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e oferece, ao todo, mais de 31 opções de cursos em todo o Estado. São mais de 22.600 vagas.

O Expresso é uma das quatro modalidades do Novotec. Nessa modalidade, o estudante cursa as disciplinas durante um semestre letivo, no contraturno escolar. O período de inscrições é este ano e a matrícula será em fevereiro do ano que vem. Já o início das aulas está previsto para março de 2020.

Por meio de cursos rápidos, o programa busca oferecer novas oportunidades de profissionalização para os jovens e capacitá-los para o mercado de trabalho, desta forma aumenta as chances de empregabilidade. Alguns exemplos de cursos são: Gestão de Pequenos Negócios, Excel Aplicado à Área Administrativa, Técnicas de Vendas, Marketing Digital e Introdução a Robótica – confira no site para ver todas as opções.

“São cursos rápidos, técnicos, mas que podem dar uma nova chance aos jovens. Temos que caminhar para construir um futuro onde nosso aluno tenha um projeto de vida e pense em várias possibilidades, incluindo o ensino técnico”, pontua o secretário Rossieli Soares.

Com o Novotec, São Paulo terá a maior oferta de ensino técnico de nível médio no Brasil. “É fundamental ampliarmos a oportunidade do jovem no mundo do trabalho. Esse projeto também representa o protagonismo de São Paulo na implementação do novo modelo do Ensino Médio no país”, explica Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza.

O programa foi lançado em março e faz parte do movimento de conectar a escola com os jovens. “Além de levar algum tipo de qualificação técnica profissionalizante, os estudantes do Ensino Médio poderão ter uma aproximação maior com o mercado de trabalho”, reiterou Patrícia Ellen, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Além do Expresso, o programa Novotec, também lançado neste ano, conta com outras três modalides: Virtual, Presencial e Móvel. “Queremos expandir possibilidades e mostrar que o Ensino técnico pode ser tão bom como a graduação. Nosso jovem quer estar no mercado de trabalho e a escola atua para facilitar essa missão”, explica o secretário executivo Haroldo Rocha.

A carga horária é de 200 horas/aula e as atividades serão ministradas em escolas da Secretaria da Educação, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.
Confira aqui todas as vagas por Região Administrativa e curso