sexta-feira, 09/09/2011

Região de Guaratinguetá comemora aniversário do Escola da Família

A iniciativa realiza ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho para alunos, pais e comunidade aos fins de semana O Escola da Família acaba de completar oito anos […]

O Escola da Família acaba de completar oito anos e, para comemorar a data, a Diretoria Regional de Ensino de Guaratinguetá e as equipes do programa vão realizar uma série de atividades ao longo do mês de setembro e outubro. As 47 unidades escolares que integram a iniciativa vão participar de eventos em cinco polos diferentes na região.

Cada local terá apresentações de bandas musicais e violeiros, jogos lúdicos, danças, oficinas de beleza, saúde e reciclagem, recreação, massoterapia, capoeira, ginástica, artesanato e exposições de trabalhos desenvolvidos pelos educadores. As atividades são voltadas aos alunos, pais e comunidade de Guaratinguetá.

Neste sábado, 10 de setembro, a partir das 9h, no polo Vale Histórico localizado na praça Senhor Bom Jesus, em Areias, a programação será promovida para as Escolas Estaduais José de Paula França, localizada na cidade de Queluz; Visconde de São Laurindo, de Bananal; Vicente de Paula Almeida, de Arapeí; Miguel Pereira, de São José do Barreiro; Barão da Bocaina, de Areias; e Hildebrando Martins Sodero, de Silveiras.

No próximo sábado, 17 de setembro, a partir das 9h, o polo Lorena, localizado na praça Arnolfo Azevedo, na cidade de Lorena, terá as ações para as Escolas Estaduais Darwin Félix e Leonor Guimarães, no município de Piquete; Luiz Castro Pinto, Arnolfo de Azevedo, Joaquim Ferreira Pedro, Francisco Marques Júnior, da cidade de Lorena; Alice Vilela, de Canas; Severino Barbosa, Paulo Virgínio, Maria Izabel Fontoura e Regina Pompéia Pinto, todas de Cachoeira Paulista.

No outro sábado, 24 de setembro, será a vez das atividades no polo Cruzeiro, que fica na praça Antero Neves de Arantes, no município de Cruzeiro, com as Escolas Estaduais Oswaldo Cruz, Hilda Rocha, Major Hermógenes, Virgílio Antunes e Dr. Mário da Silva Pinto, localizadas nessa mesma cidade; e Júlio Fortes, que fica em Lavrinhas.

No dia primeiro de outubro, o polo Guaratinguetá, localizado na praça Piratininga, na cidade de Guaratinguetá, receberá a programação. As Escolas Estaduais participantes são: Conselheiro Rodrigues Alves, Francisco Augusto Costa Braga, Clotilde Ayello Rocha, Dinah Motta Runha, Ernesto Quissak, Joaquim Vilela Marcondes, José Pereira Ébolo, Maria Amália Turner, Nilo Santos Vieira, Sylvio J. Marcondes Coelho, Antonio da Cruz Payão, todas da cidade de Guaratinguetá; André Broca, de Roseira; Américo Alves, Murillo do Amaral, Edgar de Souza e Paulina Cardoso, da cidade de Aparecida.

No segundo sábado do mês de outubro, dia 08, será a vez das atividades do polo Cunha, localizado na praça do Rosário, em Cunha. As Escolas Estaduais da cidade participantes desse município são: Paulo Virgínio, Dr. Casemiro da Rocha, Maria da Conceição Querido, Bairro do Paraitinga, Geraldo Costa, Bairro Serra do Indaiá, Bairro do Bocaina e Bairro da Barra.

Aniversário

O programa Escola da Família completa oito anos de existência aproximando comunidade e escola com um trabalho de sociabilização, que diverte e educa estudantes e moradores. Por meio da iniciativa, as unidades escolares da rede pública do Estado são abertas aos fins de semana para realização de atividades, cursos, oficinas, palestras e campanhas com a comunidade local. A programação envolve ações nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho (os quatro eixos da iniciativa).

Para festejar o aniversário e os anos de sucesso da ação, as escolas do programa em todo o Estado realizam diversas comemorações, com atividades como oficinas artesanais, gincanas, brincadeiras, jogos, dinâmicas, bingos, almoços, cafés e lanches comunitários, passeio ciclísticos, apresentações de dança e de teatro, entre outras.

Participam do programa 2.635 unidades escolares, sendo 2.385 da rede estadual e 250 da rede municipal. As ações são promovidas com o auxílio de profissionais da educação, voluntários e educadores universitários, em prol da inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção visando uma qualidade de vida cada vez melhor.

Dessa forma, a proposta do Escola da Família é aproximar a comunidade das escolas, oferecendo à população atividades que proporcionem lazer, promoção da saúde, capacitação profissional e geração de renda.

A iniciativa, reconhecida pela Unesco e pelo Ministério da Educação, é a maior do gênero no Brasil. Durante os oito anos de existência, ela registrou um total de 637 milhões de participações em 29 milhões atividades realizadas.