• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 16/09/2005
Últimas Notícias

Regina Duarte apresenta monólogo Coração Bazar para mil educadores da rede estadual

Espetáculo apresentado dentro do Programa Caminho das Artes será encenado nesta segunda, dia 19, no Palácio dos Bandeirantes Ela já foi a impagável viúva Porcina, em Roque Santeiro , esbanjou […]

Espetáculo apresentado dentro do Programa Caminho das Artes será encenado nesta segunda, dia 19, no Palácio dos Bandeirantes

Ela já foi a impagável viúva Porcina, em Roque Santeiro , esbanjou versatilidade interpretando Simone e Rosana em Selva de Pedra , fez chorar com a saga de Raquel, de Vale Tudo , e deu voz às mulheres com a corajosa Malu Mulher . Isso só pra citar alguns personagens vividos na televisão, sem contar os inúmeros trabalhos em teatro e cinema. Mas como o palco é a casa de todo ator, a eterna namoradinha do Brasil não poderia ficar longe do teatro. E foi beber da fonte de nada menos que 32 autores para trazer ao público Coração Bazar, monólogo idealizado por ela em parceria com José Possi Neto, que também assina a direção do espetáculo.

“Nesta montagem interpreto sete personagens que tem tudo a ver comigo. São as minhas várias facetas internas discutindo entre si e querendo, cada uma a seu modo, provar que conhecem melhor o caminho da felicidade. Isto se dá de forma poética e às vezes com num tom acirrado que chega a ser engraçado. O público se diverte bastante porque também se identifica”, analisa a atriz.

Nesta segunda-feira, dia 19, cerca de mil educadores da rede estadual de ensino vão poder viajar no universo de autores como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, graças ao Programa Caminho das Artes. A apresentação será feita especialmente para eles, a partir das 20 horas, no Teatro Ulysses Guimarães , no Palácio dos Bandeirantes.

Coração Bazar dramatiza importantes textos da literatura nacional e internacional, facilitando a compreensão e discussão pelos interessados no tema. “Selecionei trechos da nossa literatura que traduzem exatamente o que sinto neste momento da minha vida. São textos que me esclarecem para mim mesma, me dão conforto e alento, me fortalecem”, conta Regina.

Caminho das Artes

O Programa tem como meta promover educação de qualidade, focando o trabalho em diferentes manifestações artísticas, incluindo a capacitação de educadores e visitas de alunos a museus da cidade. Este leque também contempla apresentação de peças teatrais em todo o Estado, participação de alunos e educadores em atividades da Orquestra Sinfônica do Estado , em filmes e mostras do cinema brasileiro , e produção de materiais de suporte pedagógico que orientem os educadores na realização de trabalhos interdisciplinares nas unidades escolares.

Programa do Educador

Além de assistir ao espetáculo, os professores vão ganhar o livreto de ensaios “Com a Palavra o Professor” da livre docente da Faculdade de Educação da USP, Mary Julia Dietzsch, e “Literatura do verso ao vídeo”, do teórico e artista multimídia João Bandeira , com os objetivos de subsidiar seus trabalhos e práticas educacionais, estimulando-os e, ao mesmo tempo, aperfeiçoando sua formação e senso crítico, além de estreitar o seu contato com questões referentes ao universo literário, poético e teatral.

Aprender e renovar

Além de aprender mais, os professores vão sair do teatro, segundo Regina Duarte, com as energias recarregadas. “Coração Bazar é um espetáculo pra cima. Exalta a fé na alegria de viver e valoriza o investimento de tempo e energia nas relações amorosas em geral como receita para uma vida mais plena e mais harmoniosa”, conclui Regina.

Celso Bandarra