segunda-feira, 19/09/2005

Regina Duarte mostra seu Coração Bazar a mais de mil professores, no Palácio dos Bandeirantes

Um espetáculo que exalta a vida e a alegria de estar vivo, que insiste na força do amor para dar sentido a essa trajetória, e olha com sabedoria a necessidade […]

Um espetáculo que exalta a vida e a alegria de estar vivo, que insiste na força do amor para dar sentido a essa trajetória, e olha com sabedoria a necessidade de entender as perdas e os ajustes inerentes às relações humanas. Com esse material colhido da inspiração de vários autores, a atriz Regina Duarte mostrou seu Coração Bazar , peça criada por ela e pelo diretor José Possi Neto, no palco do auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, na noite de segunda-feira, dia 19. O espetáculo, que integra o programa Caminho das Artes , da Secretaria de Estado da Educação, contou com a presença do secretário Gabriel Chalita e da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, que homenagearam a atriz entregando-lhe flores e uma placa alusiva às inúmeras personagens femininas da sua carreira. Ao lado de Regina, o diretor José Possi Neto.

O programa Caminho das Artes foi lançado em 4 de julho, também no Palácio dos Bandeirantes, com o consagrado Paulo Autran interpretando Visitando o Sr. Green , ao lado do jovem e talentoso Dan Stulbach. A esse espetáculo, seguiu-se, em agosto, o monólogo A Primeira Pessoa , com a atriz Ewa Wilma. Os professores que atenderam ao convite para Coração Bazar receberam, à entrada, o livrete Programa do Educador, composto pelos ensaios Com a palavra o professor, de Mary Júlia Martins Dietzsch, professora livre docente da Faculdade de Educação da USP, e Literatura do Verso ao Vídeo , do teórico e artista multimídia João Bandeira.

Ao homenagear a atriz, o secretário Gabriel Chalita ressaltou a importância do programa Caminho das Artes, que já envolveu mais de 100 mil professores e alunos dentro da proposta de formação integral dos estudantes e a formação continuada dos educadores, com vistas à melhoria da prática pedagógica. Lembrou que, na escola grega, “o belo e o bom sempre andaram juntos, porque a beleza, a estética, ajudam o ser humano a ter um melhor entendimento da vida. Saímos hoje daqui melhor do que chegamos, graças à sua excelência e à sua arte”, destacou Gabriel Chalita. Ao agradecer, Regina Duarte falou da importância de ter os professores como o melhor público para esse espetáculo. “A gente sempre quis difundir a beleza e a profundidade da nossa literatura e estender esse olhar para as coisas boas, capaz de melhorar nossas vidas. Por isso, trazer a peça para esse público é o que melhor podia nos acontecer”, afirmou a atriz.

Coração Bazar convida à reflexão

Ao reunir textos de poesia e prosa da literatura brasileira e portuguesa, os produtores de Coração Bazar construíram uma montagem que convida à reflexão, elegendo o amor e a alegria como dinâmicas indispensáveis na existência humana. O conjunto de textos, de tom filosófico, conduz Regina Duarte a um instigante trabalho de interpretação, levando-a a desfilar no palco sete mulheres que se revezam no relato de suas impressões sobre o cotidiano, suas expectativas, temores e prazeres diante da vida.

Para compor Coração Bazar , foram escolhidos trabalhos de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Cecília Meirelles, Millôr Fernandes, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, João Silvério Trevisan, Vinicius de Moraes, Ivan Ângelo, Adélia Prado, Liv Ullman, Cleise Mendes, Florbela Espanca, Paulo Leminsky, além de textos da própria Regina Duarte, já que o espetáculo reflete etapas marcantes da sua vida. “São textos que me esclarecem para mim mesma, que me dão conforto e alento, me fortalecem”, enfatiza. A peça está em temporada popular no Teatro Sérgio Cardoso, até o dia 2 de outubro.

O Programa Caminho das Artes

Um universo de 140.660 alunos e professores teve acesso às várias ações do Caminho das Artes , programa que receberá da Secretaria de Estado da Educação, ao longo de 2005, investimento de R$ 2.173.149,60. São diferentes manifestações artísticas que promovem a participação sócio-cultural e a formação plural das crianças e jovens atendidos pela SEE, possibilitando uma prática educacional de qualidade. Essas atividades cumprem diretrizes da política educacional do MEC, que são os Parâmetros Curriculares Nacionais, que reforçam a necessidade de ações culturais associadas ao ensino.

Dentre essas ações destacam-se a capacitação de educadores e visitas de alunos a museus da cidade; apresentação de peças teatrais em cidades do Estado; participação de alunos e educadores em atividades musicais por meio de apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado; apresentação de filmes do cinema brasileiro e produção de materiais de suporte pedagógico que orientem os educadores na realização de trabalhos interdisciplinares nas unidades escolares.

Vera Souza Dantas

Fotos: Matuiti Mayezo