quarta-feira, 02/06/2021

Renilda Peres assume a secretaria executiva da Secretaria da Educação do Estado

Professora pós-graduada pela Universidade Federal do Mato Grosso continua designada como Chefe de Gabinete da Pasta

Foi nomeada, na edição de hoje (2/5) do Diário Oficial, a professora Renilda Peres Lima para atuar como Secretária Executiva da Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP). Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia e Supervisão Escolar, com pós-graduação em Administração Escolar e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Mato Grosso, Renilda, que também continua designada como Chefe de Gabinete da Pasta, assume a nova função em decorrência da saída de Haroldo Rocha.

“Conheço Renilda há mais de 12 anos. Quando a conheci, ela já era uma grande profissional e técnica respeitadíssima no Brasil inteiro. Trabalhou comigo no Ministério da Educação e já vinha fazendo um grande trabalho conosco, como chefe de gabinete aqui da Seduc”, destaca Rossieli Soares, secretário da Educação do Estado de SP.
“É uma enorme satisfação executar políticas públicas que aprimoram os processos de gestão do chão de escola. A educação pública de SP, como de todo o Brasil, precisa melhorar cada vez mais com foco na aprendizagem do estudante. Isso me satisfaz enormemente”, destaca Renilda Peres.

Como professora, Renilda atuou na rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso e também na rede municipal de ensino do município de Rondonópolis, ocupando os cargos de supervisora, diretora de escola e Coordenadora do Departamento de Educação. Nesse período, esteve à frente da construção da política de gestão democrática, tendo como principal iniciativa o PDE/Escola, mais tarde disseminado pelo Programa Fundescola nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.

Na esfera federal, Renilda atuou como coordenadora de gestão educacional na disseminação dos Programas PDE/Escola, Escola Ativa e Planejamento Estratégico nos estados beneficiados pelo Programa Fundescola. No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), coordenou a implantação do Plano de Ações Articuladas (PAR), PDE/Escola e Programa de Infraestrutura Escolar para todos os estados e municípios brasileiros. Na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação coordenou a implantação do Programa Educação Conectada, Centro Nacional de Mídias e as inovações no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)