• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 16/11/2015
Pais e Alunos

Reorganização: entenda como deve ser feita a transferência de escola

O período para alunos solicitarem a mudança de unidade escolar é entre os dias 18 e 25 de novembro

Entre os dias 18 e 25 de novembro, os alunos matriculados nas 5 mil escolas da rede estadual paulista interessados em mudar de unidade de ensino poderão solicitar a transferência.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Se o motivo é a mudança de endereço residencial do estudante, o pedido deverá ser feito na própria unidade e, automaticamente, ele será matriculado em uma nova escola. Já aqueles que serão transferidos devido ao processo de reorganização escolar, previsto para entrar em vigor em 2016, e não estiverem de acordo com a nova escola, a orientação é que faça o pedido de transferência na própria unidade de interesse.

Os pais ou responsáveis interessados em transferir seus filhos por outros motivos, deverão procurar a unidade pretendida para formalizar a sua intenção de transferência. Se houver vaga disponível, a demanda será atendida imediatamente. Neste caso, vale ressaltar que a disponibilidade de vaga será considerada após o atendimento de todos os outros alunos.

Caso o estudante não compareça à escola, nos primeiros 20 dias consecutivos de aula contados a partir do primeiro dia letivo, a vaga será liberada. As vagas não serão excluídas, mesmo que o aluno não compareça às aulas. 

Para se matricular é indicado que o aluno apresente o RG (registro de identidade), telefone para contato e comprovante de residência atualizado.

Informações sobre matrícula

Pais, responsáveis, alunos e professores poderão acessar as informações sobre a matrícula e a transferência dos estudantes da rede estadual paulista. A consulta pública, aberta pela Educação, tem o objetivo de reforçar a transparência e o compromisso com a sociedade durante o processo de reorganização escolar, prevista para entrar em vigor no ano letivo de 2016.

– Acesse aqui o sistema de consulta.

Para realizar a consulta na ferramenta online, basta informar o número do Registro do Aluno (R.A.). Após o preenchimento, os dados do estudante, o nome da escola atual e, em caso de transferência, o nome da unidade que ele irá frequentar em 2016 aparecerão na tela.