quinta-feira, 22/10/2015
Pais e Alunos

Reorganização: período noturno não vai acabar

Com a reorganização escolar, muitas dúvidas surgem a cada dia quanto às mudanças na rede, e uma das dúvidas, principalmente dos alunos que precisam trabalhar, é se o período noturno […]

Com a reorganização escolar, muitas dúvidas surgem a cada dia quanto às mudanças na rede, e uma das dúvidas, principalmente dos alunos que precisam trabalhar, é se o período noturno vai acabar. As matrículas dos alunos que estudam nesse período podem ser feitas normalmente, tanto para quem vai concluir o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.

Aproveite, clique aqui  e atualize seus dados.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O período noturno é para atendimento de alunos trabalhadores ou que fazem algum curso. Sempre que houver demanda para esse horário, serão abertas classes para atendimento dos alunos interessados”, disse a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Rede Escolar e Matrícula, Andrea Grecco.

“Estudar à noite é um direito do aluno trabalhador, se ele precisa nós vamos atendê-lo. Fazemos isso há muito tempo e não pode ser compreendido de forma diferente” finaliza a coordenadora de Gestão de Recursos Humanos da Educação, Cleide Bauad Eid Bochixio.

Matrículas para 2016

Para fazer a matrícula para 2016 é necessário se dirigir a uma escola e fornecer dados do estudante, como comprovante de residência, certidão de nascimento ou registro de identidade, telefone para contato e comprovante de residência atualizado.

O sistema de cadastro da rede estadual de São Paulo respeita os critérios de proximidade entre a escola e a residência dos alunos. Por isso, é importante que os dados fornecidos às unidades estejam atualizados.

O cadastro é unificado e é valido para alunos que estão fora do sistema público, seja estadual ou municipal, e querem ingressar em uma escola no próximo ano. A matrícula é automática aos alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais de São Paulo e querem dar continuidade aos estudos na rede pública.

Reorganização

O Estado de São Paulo passa por uma reorganização de sua rede, que não afeta o número de vagas oferecidas. Para isso, será implementado um plano que tem como principal foco otimizar as escolas nos ciclos por aluno, ou seja, colocando, quando possível, alunos de 6 e 7 anos e de 15, 16 e 17 anos em escolas preparadas especialmente para cada público.

Estimativas prévias da secretaria apontam que é possível crescer em 30% o número de escolas com um só ciclo de ensino (do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º ano ou médio). Em muitas outras haverá uma organização para se ter os dois ciclos do fundamental.

Para auxiliar nessa readequação de escolas, a Educação está recadastrando os alunos que já estão na rede, para garantir que as crianças e adolescentes estudem próximas as suas residências. No endereço www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br pais e estudantes poderão conferir as informações e, quando necessário, fazer as alterações.