sexta-feira, 18/07/2014
Professores e Funcionários

Último dia de inscrições para o Concurso de Desenho Toyama

Quinze melhores desenhos viajarão ao Japão para serem expostos

Sexta-feira (18) é o último dia para escolas estaduais inscreverem alunos  matriculados no curso de japonês no Centro de Estudo de Línguas (CEL) para o VII Concurso de Desenho Toyama.

A Educação selecionará os quinze melhores desenhos, que farão parte de uma exposição, em setembro de 2014, na Associação Artística e Cultural da Província de Toyama no Japão.

Neste ano, os desenhos deverão abordar os brinquedos tradicionais do Japão, e devem ser confeccionados em papel canson sem margem e moldura, usando linguagem não verbal e as técnicas de pintura com lápis de cor, guache, aquarela, nanquim, crayon ou giz de cera. No verso da obra deverá ser colada uma etiqueta com os dados do concorrente.

As unidades devem formar uma comissão composta por três professores, sendo obrigatório que, ao menos um, tenha aulas atribuídas na disciplina de Arte. Os educadores selecionarão três desenhos, um de aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, um dos Anos Finais do mesmo ciclo e um do Centro de Estudo de Línguas, do curso de japonês.

– Veja aqui o regulamento

Os desenhos deverão ser enviados às diretorias de ensino, até 18 de julho. Em seguida, as pinturas selecionadas serão encaminhadas para a Secretaria da Educação. Especialistas julgarão os desenhos seguindo os critérios de criatividade, originalidade, aplicação da técnica de pintura, harmonia, composição artística e pertinência ao tema proposto.

A lista com os nomes do quinze autores aprovados pela comissão final será divulgada no Portal da Educação a partir de 28 de julho. Além dos desenhos participarem de uma exposição em Toyama, os alunos e os professores orientadores ganharão certificado de participação.