quarta-feira, 18/12/2019

Retrospectiva: Novotec amplia a oferta de ensino técnico em São Paulo

Programa expandiu as possibilidades de ensino técnico no estado com quatro modalidades

O ano de 2019 foi marcado pela ampliação da oferta de ensino técnico na Secretaria da Educação. O programa Novotec, anunciado em março, é uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico através do Centro Paula Souza, entidade responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo.

O programa prevê o compartilhamento da infraestrutura e talentos já existentes, utilizando escolas e professores da rede estadual e do Centro Paula Souza para trabalharem conteúdos de forma integrada. “Além de levar algum tipo de qualificação técnica profissionalizante, os estudantes do Ensino Médio poderão ter uma aproximação maior com o mercado de trabalho”, reiterou Patrícia Ellen, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico.

O foco do Novotec é ampliar as possibilidades de atuação do jovem após a conclusão do Ensino Básico. Um dos intuitos é também reforçar o papel do estado dentro da economia brasileira. “Esse projeto também representa o protagonismo de São Paulo na implementação do novo modelo do Ensino Médio no país”, explica Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Centro Paula Souza (CPS).

São quatro modalidades: Expresso, Virtual, Presencial e Móvel. “Queremos expandir possibilidades e mostrar que o Ensino técnico pode ser tão bom como a graduação. Nosso jovem quer estar no mercado de trabalho e a escola atua para facilitar essa missão”, explica o secretário executivo Haroldo Rocha. Alguns exemplos de cursos são: Gestão de Pequenos Negócios, Excel Aplicado à Área Administrativa, Técnicas de Vendas, Marketing Digital e Introdução a Robótica – confira no site para ver todas as opções.

Todos eles têm um ponto em comum: valorizam a especialização dentro de uma área de conhecimento da sociedade. “Além de levar algum tipo de qualificação técnica profissionalizante, os estudantes do Ensino Médio poderão ter uma aproximação maior com o mercado de trabalho”, reitera o secretário Rossieli Soares. O programa que oferece cursos de acordo com a demanda dos jovens e do mercado de trabalho, dando oportunidade de profissionalização mais rápida e mão de obra qualificada.

Em 2019 foram oferecidas 23 mil vagas, em cerca de 600 turmas, espalhadas por 44 municípios, com início previsto para agosto. A grade contará com 6 aulas por dia e possibilitará aos alunos um período para trabalhar ou estagiar. A matrícula será em fevereiro do ano que vem, e o início das aulas está previsto para março de 2020.