• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 30/12/2016
Ensino Fundamental

Retrospectiva: relembre os principais acontecimentos da rede estadual paulista em 2016

Projeto de Gestão Democrática e reformulação do cardápio da merenda escolar são destaques

Novos projetos, grandes anúncios e muitas histórias. O ano de 2016, que se encerra neste sábado (31), foi repleto de novidades para professores e alunos que fazem parte da rede estadual paulista. E para relembrar os grandes destaques deste período, a Educação preparou uma retrospectiva com os melhores momentos da rede nesse ano.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Janeiro

O ano de 2016 começou com uma grande mudança na gestão da Secretaria da Educação. A convite do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o desembargador e professor universitário, José Renato Nalini, assumiu o comando da Pasta, ocupando a vaga deixada por Herman Voorwald, em dezembro. Saiba mais aqui.

“Eu vou chamar todos aqueles que puderem colaborar para que nós possamos fazer com que a escola de São Paulo seja um lugar atraente. Um lugar onde a criança goste de estar, não só no período de aula, que ele frequente também no fim de semana, e que nós possamos usar a escola com seus espaços para exposições, para teatro, para concurso, para tudo aquilo que puder atrair”, disse Nalini, durante o discurso de posse no Palácio dos Bandeirantes.

José Renato Nalini assumiu a Educação com uma ótima notícia. Uma pesquisa feita pelo “Todos Pela Educação” em relação à universalização de crianças e adolescentes na escola revelou que São Paulo possui os melhores percentuais entre todos os Estados brasileiros, com taxa de 99,3% contra 98,4% da média nacional entre alunos com idade entre 6 a 14 anos. Saiba mais aqui.

Fevereiro

Em fevereiro a Educação recebeu outra grande notícia. De acordo com os dados do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) relativos a 2015, São Paulo alcançou o melhor índice da história da educação pública estadual.

Principal indicador de qualidade das escolas paulistas, o Idesp apresentou melhora em todos os níveis de ensino no ano passado. O resultado acelerou o ritmo do Estado rumo às metas estabelecidas em 2008 para todos os ciclos em 2030. Saiba mais aqui.

Março

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Educação levou para as escolas estaduais temas ligados à desigualdade de gênero. Entre os principais, esteve a violência contra as mulheres. O tema foi incluído, de forma inédita, no Currículo Oficial do Ensino Médio com textos, vídeos e propostas de atividades sobre o assunto.

A ideia foi ampliar o debate e, de forma colaborativa, propor ações a comunidades e famílias. Saiba mais aqui.

Abril

Uma das primeiras ações propostas pelo secretário José Renato Nalini ao longo do ano foi a eleição unificada de Grêmios Estudantis. Em todo o Estado, cada unidade estadual teve autonomia para convocar assembleia geral e elaborar o estatuto dos grupos gremistas. A iniciativa trouxe um grande resultado: atualmente, mais de 4 mil escolas estaduais têm representantes eleitos pela maioria e em voto direto.

O objetivo foi ampliar a participação dos 3,7 milhões de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio nos ambientes escolares e dar maior transparência ao processo. Saiba mais aqui.

Maio

Cada vez mais democrática e transparente, a nova gestão da Secretaria da Educação anunciou, no mês de maio, a criação da Frente de Instituições Públicas pela Educação do Estado de São Paulo (Fipesp), com o objetivo de consolidar um anal permanente de diálogo com alunos, pais ou responsáveis e profissionais de educação para poder discutir soluções para a melhoria da educação do Estado de São Paulo. Saiba mais aqui.

Junho

No mês de junho, um levantamento feito pela equipe técnica de Diversidade Sexual e de Gênero da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) revelou que, em apenas um ano, o número de alunos que adotou nome social saltou de 44 para 290, um aumento de 59,3%.

O dado mostra que o respeito à diversidade sexual e de gênero é uma realidade na rede estadual de ensino. Saiba mais aqui.

Julho

Pensando em melhorar o cardápio da merenda escolar dos mais de 4 milhões de estudantes, a Educação, em parceria com a renomada chef de cozinha, Janaina Rueda, preparou dez novos pratos com prioridade a alimentos frescos e opções de carne bovina, frango e peixe.

Para chegar à lista final, Janaina e a equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DAAA) fizeram uma série de testes ao longo do primeiro semestre. Foram levados em conta os valores nutricionais dos ingredientes, o tempo de preparo e a oferta desses alimentos no Estado. Saiba mais aqui.

Agosto

A tecnologia também esteve muito presente na Educação em 2016. No mês de agosto foi implantado, de forma inovadora e em conjunto com as escolas, o novo Mapa da Educação SP. O objetivo do projeto foi que todas as unidades estaduais, municipais e particulares do Estado de São Paulo estivessem corretamente identificadas com nome e endereço para renovar e facilitar a busca por instituições de ensino. Saiba mais aqui.

Setembro

Setembro começou com uma marca histórica para a educação paulista. São Paulo foi o primeiro Estado a ocupar o topo do ranking dos três ciclos avaliados pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O resultado diz respeito às provas aplicadas em 2015.

Nos Anos Iniciais (1º ao 5º do fundamental), São Paulo ocupou a liderança isolada da faixa, passando de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015. A média é superior à meta estabelecida pelo Governo Federal para o ano de 2019, que é de 6,3. Nos Anos Finais (6º ao 9º do fundamental), mais uma conquista importante: os alunos da rede estadual paulista avançaram de 4,4 para 4,7.

No Ensino Médio, ciclo que reúne a maior quantidade de alunos da rede estadual e os maiores desafios dos educadores de todo mundo, São Paulo também apresentou crescimento na média. Os estudantes saíram de 3,7 para 3,9. Saiba mais aqui.

Outubro

O mês de outubro começou com uma ótima notícia para os educadores da rede estadual paulista. Na véspera do Dia dos Professores, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a autorizou a convocação de novos 20,9 mil educadores aprovados no maior concurso do magistério, realizado em 2013.

Até agora já foram nomeados 38 mil do total de 59 mil vagas abertas no certame para docentes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em todo o Estado. Saiba mais aqui.

Novembro

Como parte do projeto de Gestão Democrática, a Educação iniciou em novembro um questionário online para ouvir estudantes, professores, funcionários e pais ou responsáveis das cinco mil escolas estaduais.

A proposta tem como objetivo atualizar, em conjunto com a comunidade escolar, a legislação e ampliar as ações de Grêmios Estudantis, associação de pais e mestres e conselho escolar. Saiba mais aqui.

Dezembro

Mês que marca a transição de um ano para o outro, dezembro teve mais uma ótima notícia para alunos e professores. A partir de 2017, a rede estadual paulista terá mais 12 escolas de Tempo Integral. As novas unidades são de Ensino Médio (1ª a 3ª série) e se juntam às mais de 500 com jornada estendida em todo o Estado. Saiba mais aqui