• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 30/12/2019
Governo do Estado de São Paulo
Boas Práticas

Retrospectiva: Semana Nacional do Trânsito mobiliza escolas no estado

Panfletos, vídeos e passeatas fazem parte das ações de conscientização sobre o tema

Do dia 18 ao dia 25 de setembro, escolas de todo o estado criaram ações para conscientizar sobre um importante tema na sociedade: a segurança no trânsito. Chamada de Semana Nacional do Trânsito, o período reuniu atividades que sensibilizaram crianças, jovens e adolescentes sobre direitos e responsabilidade de todos os atores do trânsito – em 2020, a expectativa é que a semana continue a mobilizar escolas de todo o estado.

Na Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, na Zona Norte de São Paulo, os estudantes um desfile no entorno da unidade com panfletagem para a comunidade. A ação foi realizada em parceria com a ONG Arteris e buscou conscientizar toda a comunidade sobre os perigos e impactos dos acidentes. “Queremos levar os jovens para o centro Lucy Montoro, mostrar como o trânsito é uma parte de nossas vidas e como podemos melhorá-lo com pequenas ações”, pontua Elizabeth Gambini, da equipe da Secretaria da Educação.

Já na Escola Estadual Marisa de Melo, na Zona Leste de São Paulo, os estudantes do grêmio estudantil prepararam um folheto, bem detalhado, com informações sobre prevenção de acidentes e boas práticas no trânsito. Impresso com a ajuda da escola, o folheto foi entregue num cruzamento perto da escola. Os alunos també editaram um vídeo, postado no YouTube, no canal “Terceiros da Marisa”, com todas as atividades feitas na escola durante os últimos meses. “Queríamos unir tudo num lugar e mostrar como a prevenção no trânsito é importante e deve estar sempre em pauta”, pontua um dos alunos do 3º ano.

Outra ação foi uma mostra virtual na Educação. Cada uma das 91 diretorias de ensino de São Paulo escolheu obras, vindas das escolas, que representassem a importância da conscientização sobre o assunto. Cartazes e frases de impacto utilizadas pelas escolas foram enviadas, e nesta semana, a Educação exibe os vencedores.

Clique aqui e veja os escolhidos

Programa Respeito à Vida

As ações da Semana Nacional do Trânsito estão ligadas com o Respeito à Vida – São Paulo Dirigindo com Responsabilidade, política de segurança no trânsito lançada neste ano pelo Governador João Doria.

“O programa Respeito à Vida vai garantir à população, por meio de medidas preventivas e educativas, o direito de transitar por vias e rodovias paulistas com segurança. Com foco em educação e comunicação, o programa Via Escola, que será desenvolvido pela Secretaria de Educação e o Detran, vai levar para as escolas da nossa rede os conhecimentos necessários para que os jovens multipliquem essas ações de conscientização”, afirmou o Governador.

O programa já começou com a valorização e capacitação dos educadores, que serão treinados para incluir a segurança viária de forma transversal na grade curricular. Além disso, um novo curso de qualificação com foco na mobilidade urbana e a segurança no trânsito será disponibilizado pelo Centro Paula Souza em 2020.

“É focando na educação no trânsito que teremos condutores mais responsáveis no futuro, cientes de conceitos de paz, tolerância, responsabilidade e orientação no trânsito”, destaca o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia.