• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 31/12/2019
Governo do Estado de São Paulo
Avisos de Pautas

Retrospectiva: Vozes pela Igualdade une música e conscientização na rede

Iniciativa chegou à sua 4º edição em 2019

Em 2019, a quarta edição do concurso “Vozes pela Igualdade de Gênero” novamente estimulou o debate sobre a violência e respeito à diversidade de gêneros entre os jovens e adolescentes e uniu o tema à produção musical e descoberta de talentos na rede.

O tema nesse ano foi “A cor da minha pele dá poder à minha voz!” e marcou a ampliação do programa na rede. “A cada ano que passa, o concurso está cada vez maior. Na última edição foram impactadas mais de 270 mil pessoas. Para essa edição queremos ampliar e atingir cada vez mais vozes”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha, presente no lançamento de inauguração.

Durante outubro, promotores do Ministério Público visitaram as escolas da rede e encontraram alunos ávidos por compor as músicas. “Em todas as palestras e visitas, o engajamento dos estudantes foi intenso, sobretudo quando foi pedido que eles compartilhassem suas impressões sobre os slides apresentados. Um dos alunos, inclusive, revelou seu talento ao violão tocando uma composição de João Pernambuco”, relata a promotora Cristiane Hillal.

Depois da votação foram escolhidas dez composições, que receberão certificados de finalistas. Já a música vencedora terá gravação em estúdio profissional. “O tema da música ajuda a pensarmos a letra e o ritmo. Quando eu pesquisei para poder escrever e foi muito interessante, por que eu aprendi e cresci muito escrevendo essa música”, disse Elian Flores, vencedor da 2ª edição do concurso em 2017.

No fim, o concurso mudou vidas e transformou pautas por justiça e igualdade em música. “Informação muda histórias e  muda vidas. Uma das muitas formas de nos comunicar é a música, por isso nosso papel será de democratizá-la para toda a rede”, relata promotora Valérias Diaz Fernandes.