quinta-feira, 03/04/2003

Reunião do CONSED discutiu planos estaduais de educação

Aconteceu hoje, em Brasília, a I Reunião Temática deste ano do Conselho Nacional de Secretários da Educação – CONSED. O encontro promoveu a elaboração e implementação dos Planos Estaduais de […]

Aconteceu hoje, em Brasília, a I Reunião Temática deste ano do Conselho Nacional de Secretários da Educação – CONSED. O encontro promoveu a elaboração e implementação dos Planos Estaduais de Educação (PEE) dos Estados, oferecendo subsídios mediante o intercâmbio das experiências estaduais.

O Presidente do CONSED e Secretário Estadual da Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, fez a abertura, destacando a importância do encontro e ressaltando que os planos discutidos, são, na verdade, não apenas ações, mas Planos em que o Estado e toda a sociedade precisam estar envolvidos em sua elaboração e implementação.

Estiveram presentes Gastão Vieira e Raquel Teixeira, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara dos Deputados; José Carlos de Almeida e Silva, presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE; Justina Silva, representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME e Célio da Cunha, representante da UNESCO. O evento contou com a expressiva participação das 27 Secretarias Estaduais de Educação de todo o país.

Também foram realizados debates sobre o papel das Secretarias de Educação no processo de elaboração do Plano Nacional de Educação – PNE, as articulações interinstitucionais, a relação com os planos municipais de educação, a cooperação horizontal e os prazos para a apresentação dos projetos às Assembléias Legislativas. No período da tarde, foram apresentadas as experiências de cada Estado.

Adriana Engracia