quinta-feira, 30/11/2006

Reunião do Consed em São Paulo marca entrega do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e comemoração dos 20 anos da entidade

Encontro nos dias 30 e 1º de dezembro (quinta e sexta) será na Secretaria de Estado da Educação O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) completa 20 anos […]

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) completa 20 anos de trabalho por uma educação básica de qualidade para o Brasil. E a comemoração será realizada durante a IV Reunião Ordinária do Consed/2006, dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

A abertura do evento, às 9 horas, terá as presenças do ministro da Educação, Fernando Haddad; do presidente do Consed, Mozart Neves Ramos; e da secretária de Estado da Educação de São Paulo, Maria Lucia Vasconcelos. O primeiro dia do evento marca ainda uma sessão especial sobre os 20 anos do Consed. Em pauta, as lições aprendidas sobre o papel do Conselho no desenvolvimento da educação nacional, com a presença de ex-presidentes do Fórum de Secretários.

Em pauta

O ministro da Educação, o presidente do Consed e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Maria do Pilar Lacerda, vão discutir assuntos como os avanços e perspectivas do regime de colaboração entre União, Estados e Municípios. O projeto de lei – que regulamentará o FUNDEB e deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional logo após a aprovação da PEC – e o andamento do Programa de Equalização das Oportunidades de Acesso à Educação Básica (PRODEB/2006) também serão temas de debates.

Prêmio

Nesta quinta-feira, 30 de novembro, a partir do meio-dia, os secretários assistirão uma transmissão ao vivo, feita pelo Canal Futura, sobre para a escolha da Escola Destaque Brasil – parte final do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – ano base 2005. Entre os concorrentes estão unidades escolares do Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.

Programação

O diretor adjunto do Conselho Britânico em Brasília, David Cordingley, e o adido cultural da Embaixada Americana, David Hodge, falarão sobre a cooperação internacional no desenvolvimento de lideranças escolares. O trabalho da Câmara de Educação Básica do CNE – relativo à falta de professores para o Ensino Médio – será tema de debates no segundo dia da reunião, com a participação do conselheiro do CNE, Antônio Ibañez Ruiz.

E a presidente do Comitê Executivo do Compromisso Todos pela Educação, Milú Villela, mostrará aos secretários os avanços realizados em 2006 e as perspectivas para 2007.

Parceria

O andamento das parcerias firmadas pelo Consed em 2006 será apresentado aos secretários com a participação da presidente do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação, Sônia Veríssimo da Fonseca, e do diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo, José Fernando Mattos. Já a coordenadoria executiva do Gestão Escolar e Tecnologia, da parceria Microsoft/PUC/Consed, apresentará o relatório do programa. O presidente do Consed falará também sobre a proposta de nova parceria com a Escola do Futuro – Observatório de EJA.