sexta-feira, 28/01/2005

Reunião esclarece dúvidas sobre matriz curricular

Dirigentes Regionais de Ensino recebem orientações sobre as modificações nas grades curriculares em reunião realizada com autoridades da Cenp, Gabinete e DRHU na sede da Secretaria da Educação A maneira […]

A maneira mais correta para a implementação da nova matriz curricular foi exemplificada pela professora Sônia Maria, coordenadora da Cenp – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – aos dirigentes de ensino presentes na reunião que aconteceu dia 28 de janeiro de 2005. A mudança da grade curricular que entrará em vigor este ano nas escolas estaduais foi o principal tema discutido.

As turmas de ensino médio do período diurno terão as maiores alterações da rede, a carga horária passará de 25 para 30 horas semanais de aula. De acordo com as mudanças, as 3ªs séries do ensino médio acrescentarão mais uma aula semanal na área de ciências da Natureza e Matemática e duas semanais de Filosofia, Sociologia ou Psicologia. As disciplinas serão escolhidas a critério da escola.

Segundo a professora Sônia, os dirigentes poderão optar também por uniformizar as disciplinas para todas as escolas da diretoria de acordo com seu corpo de docentes. Ela deixou claro que não existe imposição da Secretaria por um currículo único, e sim uma liberdade de distribuição das aulas proporcionada às diretorias de ensino.

Entre as disciplinas de livre escolha, Filosofia é a que possui um número maior de professores habilitados. Devido a isso, faz parte dos projetos da Secretaria colocar em prática, este ano, cursos de capacitação para professores.

Durante a reunião ficou clara a preocupação da Secretaria com as turmas do noturno que não sofrerão mudanças este ano, mas serão temas de discussões para a busca de resoluções dos problemas da grade. A carga horária destas turmas é de 20 horas semanais.

As mudanças acontecem também no ensino fundamental. As turmas de 8ª séries terão em sua grade curricular três dias da semana com seis aulas. O sexto horário será preenchido com duas aulas de educação física e uma de ensino religioso.
Os outros dois dias serão utilizados para a realização de aulas de reforço, recuperação e enriquecimento curricular. A transferência das mesmas para o período de aulas permitirá que o aluno não tenha que voltar a escola em outro período, minimizando assim problemas de transporte.

A nova matriz curricular será implantada nas escolas no ano letivo de 2005, com seis aulas diárias distribuídas das 7h às 12h20. Além das novas ampliações disciplinares, assuntos como ampliações na carga horária das oficinas pedagógicas, o novo programa da Secretaria “Escola da Juventude”, o programa “Bolsa Mestrado 2005” e planejamentos escolares também fizeram parte dos esclarecimentos da reunião.

Estiveram presentes na reunião os Dirigentes de Ensino do Estado, Mariléa Viana, chefe de gabinete, professora Sônia Maria, coordenadora da CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, professor Elcio Selmi, coordenador da CEI – Coordenadoria de Ensino do Interior e da COGESP – Coordenadoria de Ensino Região Metropolitana da Grande São Paulo, Jorge Sagae, diretor do DRHU, entre outros.

Diretorias de Ensino

O Estado de São Paulo tem hoje 5.400 escolas divididas em 89 Diretorias de Ensino. Desse total 3,4 mil têm ensino médio e um total de 1,6 milhão de alunos matriculados nestas séries.