sexta-feira, 23/02/2018
A Escola Que Queremos

Reuniões locais da Conferência do Meio Ambiente devem acontecer até 31 de março

As escolas da rede estadual devem se planejar para enviar representantes ao evento nacional

Comunidades escolares devem realizar reuniões até o dia 31 de março para que possam participar da 5ª CNIJMA (Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente). Mais informações, como calendário de atividades, podem ser conferidas no site oficial do evento, clique aqui. O evento nacional será realizado em junho de 2018.

Regulamento Estadual da V CNIJMA – Estado de São Paulo

Manual Orientador “Metodologia de Construção Colaborativa de Projetos”

Podem participar da 5ª CNIJMA os estudantes de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural que estejam matriculados em uma turma do Ensino Fundamental – anos finais, tenham entre 11 e 14 anos na data da Conferência Nacional, participado do processo da Conferência e que demonstrem interesse pela causa socioambiental.

A 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, é uma ação de educação ambiental que busca estimular a pesquisa e a participação democrática nas escolas para dialogar e refletir sobre as questões socioambientais. A CNIJMA está diretamente inserida no contexto da realização do 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília-DF, em março de 2018.

É esperado que a CNIJMA promova um permanente processo de educação ambiental nas escolas, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, que mobilize a comunidade escolar para a realização de estudos, pesquisas e projetos relacionados à questão socioambiental e da Água, além da inclusão da temática e da criação de propostas de sustentabilidade no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

A 5ª CNIJMA acontece em quatro momentos. A primeira fase é a Conferência nas Escolas, que envolve toda a comunidade escolar sem restrição de faixa etária e série. No entanto, os delegados e seus suplentes eleitos deverão estar cursando o ensino fundamental, anos finais, até o período da Conferência Estadual e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa final da V CNIJMA. A data limite para a realização dessa etapa é 31 de março.

A segunda fase é referente à Conferência Municipal/Regional e trata-se de uma etapa opcional que aprofundará o tema a partir da perspectiva regional e selecionará os projetos e os estudantes para participar da etapa estadual. Por não ser obrigatória, não há data específica para a sua realização.

E por falar nela, a terceira fase é justamente a Etapa Estadual, que aprofundará os estudos e diálogos sobre a temática propiciando um espaço de intercâmbio e troca de conhecimentos. Nessa etapa, será realizada a eleição da delegação e de um projeto de ação para representar o Estado na Conferência Nacional. A Conferência Estadual será realizada pela Comissão Organizadora Estadual e deve acontecer em 9 de maio.

E, por fim, a quarta e última etapa é a Conferência Nacional, um encontro que reunirá os delegados e delegadas de todos os Estados, que já debateram o tema água em suas escolas. Nessa etapa, entre os dias 15 e 19 de junho, os estudantes aprofundarão o tema, socializarão os projetos, participarão de oficinas, atividades culturais e cívicas.

Caso tenha alguma dúvida específica sobre V CNIJMA no Estado de São Paulo, entre em contato pelo e-mail vconferenciainfanto.sp@gmail.com, ou acesso o blog da Conferência e também a página do Facebook, que publicam informações periodicamente.

Caso queira, entre em contato, por e-mail, com os profissionais da CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica): Ana Joaquina Sallares,  Andréia C. B. Cardoso e Sergio L. Damiati.