quinta-feira, 03/12/2020
Sociedade

Revalida: Participantes devem conferir cartão de confirmação

Documento contém informações importantes, como número de inscrição, data, hora e local do exame. Inep recomenda que inscritos levem o cartão no dia da prova

Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 devem ficar atentos às informações contidas no Cartão de Confirmação da Inscrição antes da realização da prova, no dia 6 de dezembro.

O cartão contém informações como número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento registra também se o participante deve contar com atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o documento no dia da aplicação da prova.

O Cartão de Confirmação da Inscrição pode ser encontrado na Página do Participante do Revalida. Para acessar, é preciso, obrigatoriamente, realizar o cadastro no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha, únicos para todos os serviços federais, são necessários para acompanhar a situação da inscrição.

É importante lembrar que todos os participantes deverão comparecer ao local de prova com documento de identificação válido e máscara de proteção contra a COVID-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação.

Os inscritos deverão se apresentar, na porta da sala de provas, às 7h45, pela manhã, e até as 15h15, pela tarde (no horário de Brasília), para procedimentos de identificação. O distanciamento social entre as pessoas deverá ser sempre respeitado. Caso o participante necessite comprovar sua presença no exame, ele deverá apresentar ao aplicador a Declaração de Comparecimento impressa.

Revalida 2020 – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida visa regularizar no Brasil o diploma de graduação em medicina. A prova tem o objetivo de verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridos para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país.

Ao todo, 16.452 médicos se inscreveram para o exame em 2020. Do total de inscrições, 15.498 foram confirmadas. Em 2020, a primeira etapa do exame será aplicada em 13 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).