Na próxima quinta-feira (19), a estudante do 7º ano da Escola Estadual Professor Romualdo Monteiro de Barros, localizada em Ribeirão Preto, Mikaely Sophia Correia Messias, embarca para Recife, em Pernambuco, para a sua primeira participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). A estudante, que competirá no arremesso de peso no dia 23, irá para a capital pernambucana acompanhada dos professores da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp).
O interesse de Mikaely por uma das modalidades mais tradicionais do atletismo começou tímido, há pouco menos de dois anos, mas aos poucos foi ganhando força. “Os professores de educação física Rodrigo [César Bin] e Patrícia [Emanuele Silva da Cruz] que me convidaram para a atividade. Inicialmente, eu queria corrida, mas tive que passar por testes em diferentes modalidades para saber em qual eu tinha mais habilidade”, explica a estudante, que logo no seu primeiro ano de treino se tornou campeã na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp) de 2023, em Sertãozinho.
“Eu peguei a esfera de arremesso e senti como se aquela fosse a coisa mais difícil do mundo. As outras competidoras também eram bem mais altas que eu, o que me deu certo medo”, descreve, Mikaely, que conquistou o título com o arremesso de 8.62 metros, com a esfera de três quilos. “Hoje me divirto mais. A sensação de poder jogar a esfera cada vez mais longe é a parte mais legal”, acrescenta.
Por conta do resultado regional, Mikaely chegou à etapa estadual do Jeesp, em Praia Grande, com expectativas altas. Na final, conquistou a segunda colocação ao bater 9.74 metros, sua melhor marca até o momento, feito que garantiu a sua vaga na etapa nacional, em Recife. “Estou ansiosa, pensando positivo. Minha família e amigos também têm me incentivado bastante”, descreve.
Esporte e arte no contraturno
A Mikaely faz parte de um grupo de 60 estudantes da Escola Estadual Romualdo que ficam no contraturno para as atividades curriculares desportivas e artísticas (ACDA). A unidade conta com as modalidades basquete, futsal e atletismo, a exemplo de corrida 80m, 100m, corrida de revezamento, salto em distância e em altura, além de arremesso de peso. Na região da Diretoria de Ensino (DE) de Ribeirão Preto, 986 estudantes praticam diferentes modalidades esportivas e artísticas no projeto no contraturno das aulas.
Anualmente, professores de escolas estaduais podem inscrever seus projetos de ACDA e submetê-los à aprovação das diretorias regionais de ensino. Em todo o estado de São Paulo, 59,7 mil estudantes participam das turmas de badminton, canto, capoeira, damas, dança brasileira, dança contemporânea, desenho, fanfarra, fotografia, ginástica geral, ginástica rítmica, handebol, percussão corporal, pintura, teatro, tênis e muitos outros.