quinta-feira, 04/04/2019
A Escola Que Queremos

Risos, emoção e aula de desenho: como foi a visita de Mauricio de Sousa a uma escola da rede pública

Lançamento do concurso “Escola em Quadrinhos” reuniu o cartunista e o secretário da educação Rossieli Soares

“Bom o quê? Dia! Com o quê? Alegria!” Foi assim que as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Major José Marcelino da Fonseca começaram o que seria um dia atípico. Por uma hora, adultos invadiram um ginásio cheio de crianças quietinhas para anunciar uma grande novidade: o concurso “Escola em Quadrinhos”.

Um desses adultos quebrou o silêncio e as filas indianas. Assim que Mauricio de Sousa chegou, o espanto e a agitação das crianças era evidente. O lendário cartunista, criador de uma das maiores empresas de quadrinhos do mundo, mal pegou no microfone e fez questão de deixar claro quem eram os protagonistas: “Que responsabilidade falar com tanta gente importante como vocês!”

+ Educação lança concurso ‘Escola em Quadrinhos’ com personagens da Turma da Mônica

A infância e o que se pode aprender nela – e dela – foram o tema da manhã na Zona Norte da capital paulista. Mauricio falava de igual para igual com as crianças, que respondiam com a rara atenção de quem aprende algo todo dia: “Vocês vão ter muita saudade do que estão vivendo agora. É a época mais feliz, agradável e gostosa da vida de uma pessoa. É tão boa que eu considero que nunca saí da infância. Sou uma criança crescida”, completa o cartunista.

Antes, uma apresentação teatral com os personagens da Turma da Mônica apresentou o tema do concurso: a alimentação saudável. “Vocês vão descobrir através do teatro e da Turma da Mônica o que é uma história bonita sobre alimentação saudável e bons hábitos”, emendou Rosana Guerreiro Andrade, dirigente de ensino da região Norte 2. “Já viram que a Mônica está sempre comendo? Aqui ela aprendeu que é preciso respeitar os horários da refeição e procurar alimentos saudáveis”.

O concurso é direcionado para Ensino Fundamental e Ensino Médio e tem como principal objetivo desenvolver hábitos saudáveis de alimentação de forma multidisciplinar: “Vocês vão descobrir dez passos sobre alimentação saudável e transformar tudo isso em quadrinhos. Vocês vão aprender a trabalhar em grupo, o passo a passo de um quadrinho e muito sobre os alimentos”, explicou Cristina Mabelini, coordenadora da EFAP.

Aula de desenho e homenagem aos professores

A interação com os alunos e os personagens rendeu um dos pontos altos do evento. Já sabendo da resposta, Mauricio indagou se sabiam em quem a Mônica era inspirada: “Todos vocês sabem que a Mônica é minha filha, né?” Um uníssono “sim” foi ouvido, e não apenas das crianças. Junto a uma aluna, ele apontou para Cebolinha e tirou gargalhadas: “Já o Cebolinha não. Ele era o amigo que jogava bola com meu irmão. Então você é meu filho de criação!”

O show não parou por aí. Maurício ainda foi convidado a desenhar os personagens numa lousa trazida às pressas e incentivado pelo secretário Rossieli Soares. “Vocês querem que ele ensine vocês a desenhar a Mônica”, perguntou o secretário aos alunos. Ainda deu tempo do cartunista ensinar uma técnica simples de desenho, se baseando em um círculo e um palito.

A comoção pela presença dele não foi apenas das crianças. Todos os professores e funcionários da Escola Estadual Major José Marcelino da Fonseca pareciam voltar à infância. “É impressionante como a Turma da Mônica sempre foi presente, não?”, pontuou a diretora Rosana. Até o secretário Rossieli Soares embarcou na onda: “Eu aprendi a ler muito jovem e em grande parte pelos gibis da Turma da Mônica, do Bidu e de outros personagens. Muitas e muitas crianças também aprenderam assim. Gostaria de agradecer ao Maurício de Sousa e ao instituto por estarem aqui conosco”, completou.

Vocês vão ter muita saudade do que estão vivendo agora. É a época mais feliz, agradável e gostosa da vida de uma pessoa. É tão boa que eu considero que nunca saí da infância. Sou uma criança crescida – Maurício de Sousa

As crianças continuavam empolgadas. Aumentaram o coro quando Rossieli anunciou a doação de 300 gibis para a escola. Alguns professores também levantaram a voz para comemorar. Muito além do concurso, todo mundo ali parecia concordar: de fato, a infância é a época mais feliz, agradável e gostosa da vida de uma pessoa.