terça-feira, 28/03/2006

Riversul, no interior do Estado, já conta com o Programa Letra e Vida

Curso voltado para professores de ensino fundamental tem como principal objetivo melhorar o trabalho de alfabetização Os professores da rede estadual de ensino que atuam em Riversul, na região de […]

Os professores da rede estadual de ensino que atuam em Riversul, na região de Itararé, interior do Estado, já contam com o apoio do Programa Letra e Vida, desenvolvido em parceria com o município. A aula inaugural foi realizada na última segunda-feira, dia 20.

Estiveram presentes representantes da prefeitura, Diretoria de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, vereadores, professores, alunos, pais e representantes de vários segmentos da comunidade.

O prefeito da cidade, Marcelino José Biglia, enalteceu a importância da implantação do programa. “Agradeço a Secretaria Estadual de Educação pela viabilização da parceria, que trará melhores condições de qualificação e atualização  dos professores, resultando na melhoria da qualidade do ensino no município”.

O que é o Letra e Vida

O programa de Formação de Professores Alfabetizadores é um curso destinado a professores que ensinam a ler e escrever no ensino fundamental, envolvendo crianças, jovens ou adultos.
O curso está aberto também a outros profissionais da educação que pretendem aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da leitura e da escrita.

Objetivos

Entre os principais objetivos do programa estão: melhorar significativamente os resultados da alfabetização no sistema de ensino estadual, tanto quantitativamente quanto qualitativamente; contribuir para uma mudança de paradigma no que se refere tanto à didática da alfabetização quanto à metodologia de formação dos professores; contribuir para que se formem, na base do sistema estadual de educação, quadros estáveis de profissionais capazes de desenvolver a formação continuada de professores alfabetizadores; contribuir para que tanto as diretorias de ensino, quanto as unidades escolares sintam-se responsáveis pela aprendizagem de todos os seus alunos; e favorecer a ampliação do universo cultural dos formadores e dos professores que fazem o curso.