• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 05/01/2018
A2img/Du Amorim
Notícia

Roteiro turístico apresenta trajetória de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira

Entre artesanato e história de resistência, visitantes podem experimentar modo de vida da Comunidade de Ivaporuduva

Que tal aproveitar as férias para conhecer destinos carregados de histórias e aprendizado? No roteiro turístico Circuito Quilombola é possível conhecer a Comunidade de Ivaporunduva, no município de Eldorado. O passeio estimula o turismo agroecológico e cultural das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira e pode ser feito por toda a família.

Quem visita a comunidade pode aproveitar para se hospedar em uma pousada mantida pelos locais, com café da manhã, almoço e jantar. É uma oportunidade para experimentar o modo tradicional de vida quilombola e aprofundar o conhecimento sobre uma de nossas principais tradições e raízes culturais. Além disso, a comunidade mantém monitores para atender os visitantes e orientá-los sobre a história da região e suas características, em especial as lutas que envolveram a resistência dos escravos contra os seus opressores.

Entre as atrações do local, está a igreja mais antiga da região, a Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída no Século 17, às margens do Rio Ribeira e que é tombada pelo Condephaat, órgão de preservação do patrimônio histórico. A comunidade também produz um bonito artesanato, como bolsas, cintos e almofadas, feito com sementes e folhas de bananeira e doces preparados pelas quilombolas. O principal produto agrícola é a banana orgânica.

Visite outras comunidades

No Estado de São Paulo existem 33 comunidades remanescentes de quilombos, em áreas que serviam de abrigo e resistência dos antigos escravos, desde o Século 17. Hoje, nessas terras reconhecidas pelo Governo do Estado (confira aqui o mapa), vivem cerca de 1,4 mil famílias que celebram a cultura de seus antepassados e produzem diferentes produtos agrícolas, com assistência técnica da Fundação Itesp, que promoveu o trabalho de regularização fundiária das terras.

Há outras comunidades integrantes do Circuito Quilombola Paulista que podem ser visitadas. São elas:  Quilombo do Mandira, no Municípío de Cananéia; os Quilombos São Pedro, André Lopes, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima, Sapatu, todos no Município de Eldorado; os
Quilombos da Caçandoca, da Fazenda, Camburi, no Muncípio de Ubatuba; Quilombos Cedro, Reginaldo e Ribeirão Grande, no Município de Barra do Turvo; e o Quilombo Peropava, no Município de Registro.

Serviço

Circuito Quilombola Paulista

Visita à Comunidade Ivaporunduva

Agendamento de visitas pelo telefone/whatsap (13) 98106-5573, com o presidente da comunidade, sr. Elson