• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 22/06/2015
Boas Práticas

Rugby é aliado na educação de alunos em escola da rede estadual

Esporte é praticado na E.E. Alexandre Von Humboldt, zona oeste da capital

Ao som do grito de guerra que os alunos e alunas do Ensino Médio da E.E. Alexandre Von Humboldt, localizada na região oeste de São Paulo, entram em campo para jogar rugby todas as terças e quintas-feiras. Desde 2013, os estudantes que possuem bom desempenho escolar participam das aulas da modalidade esportiva praticada nos países do Reino Unido. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Orientados pela equipe do projeto, coordenada pelo professor Julio Katz, os estudantes têm a possibilidade de aprender e conhecer de perto o esporte, que está em ascensão no Brasil. “Após o aquecimento dos alunos, fazemos pequenos treinos de passes e jogadas de dois contra um, além de treinar jogadas de contato. No final do dia, realizamos uma partida de rugby”, explica o professor. 

Entre os alunos, o jogo é visto por diferentes perspectivas. Para uns, é sinônimo de amizade. Para outros, serve como melhora na qualidade de vida. “São os valores como respeito, disciplina e união que tem o time. Eu não vejo nenhum outro esporte assim, com toda essa união entre os jogadores”, afirma o aluno Caio Alexandre Dias Padilha.

“O rugby me ensina a ter mais humildade com os amigos, aprender a ter mais comprometimento, colaboração em equipe, e outras coisas. Também me auxilia muito em questões que envolvem a minha saúde”, revela Igor José Chavez de Ornelas, outro praticante do esporte.

E para quem pensa que o jogo é praticado somente pelo público masculino, as alunas da unidade escolar dão um show. “No começo eu achava que o esporte era agressivo, e que iria me machucar. Mas minhas amigas, que já praticavam, me chamaram dizendo que eu tinha jeito para ser corredora. Um dia eu fui ao treino e, dali em diante, me apaixonei pelo esporte”, afirma Camila Araújo, capitã do time feminino.

Parceria

Os treinamentos de rugby acontecem na unidade de ensino desde 2013. O trabalho é fruto da parceria com o Rio Branco Rugby Clube, e que visa a excelência dentro das salas de aula. Neste sentido, participam da iniciativa apenas alunos que possuem um ótimo desempenho escolar.

“A parceria foca as habilidades de concentração, respeito, convívio social, e também visa uma excelência enquanto formação pessoal e profissional dentro do esporte”, afirma Maria de Fátima Braz Aragão Rizzo, diretora da unidade.

A comunidade também participa. “Aos sábados, eles oferecem palestras aos alunos e participantes com relação à prevenção ao uso de drogas e violência. Tudo gratuito”, conta a diretora.