sexta-feira, 20/08/2021
Notícia

Sábados para ampliar o aprendizado e a cultura no Centro de Mídias SP: Clube de leitura, atualidades, aulas de inglês e espanhol

Nova programação vai atender públicos diversos como pais e responsáveis de alunos, profissionais da rede, estudantes dos anos finais e ensino médio

A partir deste sábado (21), o Centro de Mídias SP (CMSP) oferece pela TV Educação e aplicativo cursos de inglês e espanhol para diversos públicos da rede estadual de ensino. Já o Clube de Leitura e o programa Atualidades começam no dia 28 e são voltados para estudantes. Todos os novos cursos possuem periodicidade quinzenal.

Os cursos de línguas estrangeiras têm o objetivo de propiciar o conhecimento da língua espanhola e suas diferentes perspectivas culturais. O propósito é alcançar a comunidade escolar como um todo, sejam alunos, pais e responsáveis, profissionais da educação e todos que possam se beneficiar desta área do saber.

A professora de espanhol Elaine Barros explica que o curso será desenvolvido por semestres, totalizando seis, e em cada um deles serão contemplados os seguintes aspectos: comunicativo, lexical, gramatical, fonético, ortográfico e sociocultural. As aulas têm duração de 26 minutos, focando nas temáticas do semestre e trabalhando as habilidades de leitura, escrita, fala e escuta.

Os dois cursos são voltados tanto para quem não tem domínio quanto para os que têm domínio mínimo da língua. O horário das aulas de espanhol é das 12h às 12h30 e as aulas de inglês vão das 12h30 às 13h10.

Atualidades e Clube de Leitura

No outro sábado, as estreias ficam por conta do programa Atualidades e Clube de Leitura CMSP. O professor de História Alcides Guerreiro Parmezan inaugura o Atualidades com o tema “Você será cringe”, uma provocação divertida para apresentar um debate acerca da juventude e temporalidade, mundo do trabalho e perspectivas de reflexão cultural.

A proposta do Atualidades, voltado para estudantes do ensino médio, é trazer os assuntos mais relevantes que pautaram a mídia – imprensa escrita, TV e redes sociais – para fomentar a busca criteriosa pela informação. Outra particularidade deste programa é a articulação de diversas áreas de conhecimento, propiciando a sugestão de projetos pedagógicos práticos nas escolas.

Para os amantes da leitura, a professora de Filosofia Maria Fernanda Degan Bocafoli preparou o Clube de Leitura CSMP especialmente para os alunos dos anos finais e ensino médio.

Para início dos grupos de discussão e análise coletiva, são propostos três livros sendo que um deles será escolhido por votação pelos participantes e discutido em dois encontros. O critério para seleção das obras leva em consideração: a temática, dando preferência às que tragam debate com a contemporaneidade e interesses dos estudantes; disponibilidade da obra nas bibliotecas das escolas da rede; a disponibilidade para acesso online em domínio público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp); a relevância na história da literatura; e a adequação da obra à faixa etária dos estudantes-alvo do projeto.

O estímulo à leitura propicia a ampliação e desenvolvimento do repertório cultural, o pensamento crítico e criativo, bem como a empatia e cooperação dos estudantes da rede pela possibilidade de conhecer outras pessoas e buscar compreender seus pontos de vista com respeito, sem julgá-los. Os encontros do Clube de Leitura CMSP são quinzenais, das 12h30 às 13h.

Confira a programação:

Curso de Espanhol

Início em 21/08 das 12h às 12h30

TV Educação e App CMSP: Gestão e todos os canais dos anos finais, ensino médio e responsáveis.

Curso de Inglês

Início em 21/08 das 12h30 às 13h10