• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 10/10/2019
Governo do Estado de São Paulo
Boas Práticas

Saeb 2019: escola de Sertãozinho prepara vídeo-manual para a prova

Material foi feito pelo grêmio estudantil da Escola Estadual Ferrucio Chiaratti

A divulgação para o Saeb 2019 na rede não para! Na Escola Estadual Ferrucio Chiaratti, em Sertãozinho, estudantes do grêmio estudantil tiveram a ideia de produzir um vídeo-manual com as principais informações e dúvidas sobre a prova, que será aplicada em todo o país entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro.

Veja o vídeo no link

O Saeb 2019 é a nova forma de avaliação do ensino público pelo Inep e acumula as conhecidas ANA, Aneb e Anresc, avaliações criadas nos anos anteriores com base em diversos critérios. O Saeb 2019 também substitui a chamada “Prova Brasil”, aplicada no mesmo período nas escolas públicas.

Pela mudança de nome e dinâmica – as provas serão aplicadas e anos ímpares e os resultados saem só no fim do ano seguinte, a divulgação do Saeb 2019 é fundamental nas escolas. “Assim como as outras provas, o Saeb não é obrigatório, mas quanto mais estudantes fizerem, mais dados teremos para compor o Inep e melhorar a educação. É fundamental que uma grande corrente de divulgação atraia interessados”, explica a professora Patrícia de Barros Monteiro.

A mobilização dos grêmios está acontecendo desde o mês passado, quando reuniões na Secretaria da Educação traçaram a importância do protagonismos dos jovens nessa mobilização. “O que sempre passamos aos gremistas é que só há uma forma de fazer o que queremos fazer: união. Por isso precisamos muito desse protagonismo de vocês, dessa proposição de ideias e esse espírito de equipe que levaram vocês até aqui”, pontua Sonia Maria Brancaglion, coordenadora da área de Grêmio Estudantil na Educação.